Sexuality for the ostomized woman: contribution to nursing care

Main Article Content

Alvaro Francisco Lopes de Sousa
Artur Acelino Francisco Luz Nunes Queiroz
Luana Feitosa Mourão
Layze Braz de Oliveira
Antonio Dean Barbosa Marques
Leidinar Cardoso Nascimento

Resumo

Objetivo: Conhecer qual o significado atribuído à sexualidade para mulheres estomizadas. Métodos: estudo de natureza qualitativa na perspectiva da história oral de vida. Participaram 10 mulheres cadastradas no centro integrado de saúde Lineu Araújo de Teresina-Piauí, no mês de junho de 2012. Resultados: emergiram quatro categorias: o significado da sexualidade; o significado da vivência da sexualidade; o significado do apoio do parceiro no processo de aceitação do estoma e o significado de ser mulher e conviver com o estoma. A sexualidade possui uma multiplicidade de significados que por sua vez encontram-se ligadas a diversos fatores. Conclusão: através do conhecimento, pode-se completar e implementar ações assistências que influenciaram na qualidade de vida e assistência prestada às estomizadas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Sousa AFL de, Queiroz AAFLN, Mourão LF, Oliveira LB de, Marques ADB, Nascimento LC. Sexuality for the ostomized woman: contribution to nursing care. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 6º de janeiro de 2014 [citado 26º de setembro de 2022];5(6):74-81. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3385
Seção
Research
Biografia do Autor

Alvaro Francisco Lopes de Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Cursa atualmente graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal do Piauí. Faz parte do Núcleo de Pesquisa em Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde da Universidade Federal do Piaui-UFPI como aluno pesquisador atuando na linha de pesquisa-Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar. É atualmente Bolsista PIBIC-CNPq, com o projeto: Perfil epidemiológico das infecções hospitalares causadas por procedimentos invasivos em unidade de terapia intensiva (UTIs).

Artur Acelino Francisco Luz Nunes Queiroz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Cursa atualmente graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal do Piauí.

Luana Feitosa Mourão, Universidade Federal do Piaui

Cursa atualmente graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal do Piauí

Layze Braz de Oliveira, Universidade Federal do Piaui

Cursa atualmente graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal do Piauí

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)