Humanized care: discovering the possibilities in the practice of nursing in mental health

Main Article Content

Lucidio Clebeson Oliveira
Richardson Augusto Rosendo da Silva
Maria NeuciVãnia de Medeiros
Johny Carlos de Queiroz
Jacileide Guimarâes

Resumo

Objetivo: Identificar o cuidado humanizado como instrumento da reorganização da prática de enfermagem em saúde mental. Metodologia: Pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, foi desenvolvida com os enfermeiros de um hospital de saúde mental de Mossoró-RN, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturado, a coleta foi realizada na própria instituição, utilizou-se a análise temática de conteúdo proposta por Minayo. Resultados: Os entrevistados entendem que a humanização significa cuidar das pessoas, coletivamente, com responsabilidade, compromisso e ética, ajudando-as a vencer suas limitações. Fundamentam-se na concepção da Reforma Psiquiátrica enquanto movimento o qual trouxe ganhos significativos para o novo enfoque da saúde mental, em que a filosofia da humanização pode contribuir para uma assistência de enfermagem eficaz e resolutiva. Conclusão: É estar aberto às críticas e poder fazer o trabalho em equipe com equilíbrio e comprometer-se com a redefinição das políticas de assistência à pessoa com transtorno mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Oliveira LC, Silva RAR da, Medeiros MN de, Queiroz JC de, Guimarâes J. Humanized care: discovering the possibilities in the practice of nursing in mental health. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de janeiro de 2015 [citado 4º de outubro de 2022];7(1):1774-82. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3396
Seção
Research
Biografia do Autor

Lucidio Clebeson Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal/RN, Brasil. 

Richardson Augusto Rosendo da Silva, Univerdade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde. Professor Adjunto III do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal/RN, Brasil. 

Maria NeuciVãnia de Medeiros, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró

Enfermeira.  Docente da disciplina de Urgência e Emergência na Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança - FACENE. Enfermeira Do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ( SAMU).

Johny Carlos de Queiroz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Professor do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró/RN, Brasil. 

Jacileide Guimarâes, Univerdade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal/RN, Brasil. 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>