Nursing diagnoses in people with acquired immune deficiency syndrome: an integrative review of the literature

Main Article Content

Kamila dos Santos Macedo Peixoto
Richardson Augusto Rosendo da Silva
Romanniny Hévillyn Silva Costa

Resumo

Objetivo:Sintetizar o conhecimento produzido na literatura científica acerca dos diagnósticos de enfermagem mais frequentes em pessoas com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados SCOPUS, PUBMED, LILACS e BDENF. Resultados: Foram identificados sete diagnósticos de enfermagem dos quais 04 foram citados em 66% dos artigos: déficit de conhecimento, medo, nutrição desequilibrada: menos do que as necessidades corporais e risco de infecção. Os DE ansiedade, controle ineficaz do regime terapêutico e diarreia foram citados em 50% dos artigos. Conclusão: Há lacunas nos estudos analisados, pois os enfermeiros não descrevem em alguns diagnósticos elaborados quais as características definidoras e os fatores relacionados dos DE por eles estabelecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Peixoto K dos SM, da Silva RAR, Costa RHS. Nursing diagnoses in people with acquired immune deficiency syndrome: an integrative review of the literature. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de janeiro de 2015 [citado 4º de outubro de 2022];7(1):2123-36. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3410
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Kamila dos Santos Macedo Peixoto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Acadêmica de enfermagem.

Richardson Augusto Rosendo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde. Professor Adjunto III do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal/RN, Brasil. 

Romanniny Hévillyn Silva Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)