Patient's body exposure through the look of the nursing academic

Main Article Content

Pámela Ceroni
Caroline Lemos Martins
Liliana Antoniolli
Roxana Isabel Cardozo-Gonzales
Daiane Dal Pai
Maria Elena Echevarría-Guanilo

Resumo

Objetivo: Conhecer a vivência de acadêmicos de enfermagem em relação à exposição corporal do paciente durante a realização dos cuidados de enfermagem no ambiente hospitalar. Método: Estudo qualitativo descritivo, realizado por meio de entrevistas com acadêmicos de enfermagem de uma instituição pública do Sul do Brasil, em agosto a setembro de 2010. O conteúdo das falas foram submetidos à análise temática. Resultados: Exposição corporal do paciente constitui experiência com a qual o acadêmico depara-se durante o cuidado hospitalar originando ansiedade, medo e constrangimento. A receptividade do usuário, presença de outras pessoas durante a execução de procedimentos, falta de sensibilidade de profissionais e de recursos materiais e inadequação do espaço físico foram apontados como dificultadores desta experiência. Conclusões: Exposição corporal e preservação da intimidade merecem espaço de discussão em sala de aula e no trabalho, visando à aptidão do estudante ao cotidiano da práxis em enfermagem e melhoria da qualidade assistencial. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Ceroni P, Martins CL, Antoniolli L, Cardozo-Gonzales RI, Dal Pai D, Echevarría-Guanilo ME. Patient’s body exposure through the look of the nursing academic. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de outubro de 2015 [citado 4º de julho de 2022];7(4):3148-62. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3435
Seção
Research
Biografia do Autor

Pámela Ceroni, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (FEn-UFPel)

Enfª pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (FEn-UFPel)

Caroline Lemos Martins, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (FEn-UFPel)

Enfª. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (PPG Enf-UFPel)

Liliana Antoniolli, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfª. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPG Enf-UFRGS)

Roxana Isabel Cardozo-Gonzales, Programa de Pós-Graduação da FEn-UFPel.

Enfª. Drª. do Programa de Pós-Graduação da FEn-UFPel.

Daiane Dal Pai, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfª. Dra. da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Maria Elena Echevarría-Guanilo, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfª. Drª. do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)