Concern of primiparous women with regard to labor and birth

Main Article Content

Monique Gonzalez de Souza
Bianca Dargam Gomes Vieira
Valdecyr Herdy Alves
Diego Pereira Rodrigues
Diva Cristina Morett Romano Leão
Angela Mitrano Perazzini de Sá

Resumo

Objetivos: conhecer as preocupações das mulheres primíparas acerca do trabalho de parto e parto; identificar ações do enfermeiro para amenizar os sentimento das mulheres. Métodos: trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, de natureza qualitativa, com vinte mulheres primíparas do alojamento conjunto do Hospital Universitário Antônio Pedro mediante entrevista semiestruturada e analisado com os preceitos da análise temática, após aprovação peloComitê de Ética da do Hospital Universitário Antônio Pedro, sob nº 218.283. Resultados: Na análise dos dados, os resultados mostraram os seus sentimentos e expectativas quanto a sua relação com o trabalho de parto e parto, como medo, insegurança, ansiedade. Contudo, a presença do acompanhante mostrou-se importante para inibição desses sentimentos. Conclusão: O profissional de saúde deve facilitar e promover o cuidado a parturiente, com uma assistência resultante de uma relação de confiança e vinculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Souza MG de, Vieira BDG, Alves VH, Rodrigues DP, Leão DCMR, Sá AMP de. Concern of primiparous women with regard to labor and birth. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de janeiro de 2015 [citado 17º de janeiro de 2022];7(1):1987-2000. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3504
Seção
Research
Biografia do Autor

Monique Gonzalez de Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Enfermeira, Graduada, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, RJ, Brasil. 

Bianca Dargam Gomes Vieira, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora Assistente, Departamento Materno-Infantil e Psiquiatria, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, RJ, Brasil

Valdecyr Herdy Alves, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem, Professor Titular, Departamento Materno-Infantil e Psiquiatria, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil. 

Diego Pereira Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro, Mestrando em Ciências do Cuidado, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, RJ, Brasil. 

Diva Cristina Morett Romano Leão, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora Adjunta, Departamento Materno-Infantil e Psiquiatria, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, RJ, Brasil.

Angela Mitrano Perazzini de Sá, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Mestranda em Materno-Infantil, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil. 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>