Nursing care on admission and stay of the newborn in the accommodation set on intra-hospital

Autores

  • Paolla Amorim Malheiros Dulfe Universidade Federal Fluminense
  • Rosane Cordeiro Burla de Aguiar Universidade Federal Fluminense
  • Valdecyr Herdy Alves Universidade Federal Fluminense
  • Diego Pereira Rodrigues Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2287-2297

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, alojamento conjunto

Resumo

Objetivo: analisar os cuidados de enfermagem instituídos aos recém-nascidos em alojamento conjunto que, posteriormente, passaram por transferência intra-hospitalar. Métodos: pesquisa descritiva, exploratória, quanti-qualitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), sob protocolo nº: 182.253/2012; e realizada com oitos enfermeiros do alojamento conjunto, mediante análise documental através de levantamento no banco dos prontuários com aplicação de um check list sobre a linha de cuidados de enfermagem e entrevista semiestruturada. Resultados: na analise dos dados, os resultados mostraram a importância da mulher e do recém-nascido no mesmo espaço, orientações aos acompanhantes. A realização do exame físico mostra a sua eficácia no seu acompanhamento. Conclusão: assim, o enfermeiro deve executar o seu cuidado na admissão e permanência do recém-nascido em sua integralidade, favorecendo o conforto e a segurança. Descritores: Enfermagem, Cuidados de enfermagem, Alojamento conjunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paolla Amorim Malheiros Dulfe, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, especialista na saúde da mulher, criança e adolescente, Universidade Federal Fluminense/UFF, Niterói (RJ), Brasil.

Rosane Cordeiro Burla de Aguiar, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, professora Doutora em Enfermagem, Departamento materno-Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense/UFF, Niterói (RJ), Brasil. 

Valdecyr Herdy Alves, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro, Professor Doutor em Enfermagem, Departamento Materno-Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense/UFF, Niterói (RJ), Brasil.

Diego Pereira Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro, Mestrando, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal Fluminense/UFF, Niterói (RJ), Brasil

Publicado

2015-04-01

Como Citar

1.
Dulfe PAM, Aguiar RCB de, Alves VH, Rodrigues DP. Nursing care on admission and stay of the newborn in the accommodation set on intra-hospital. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de abril de 2015 [citado 28º de março de 2024];7(2):2287-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3552

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics