Efeitos das estratégias de ensino-aprendizagem: um ensaio sobre as respostas do corpo que aprende no cenário tutorial Effects of teaching strategies-learning: an essay on the responses of body learning as scenario tutorial

Main Article Content

Paulo Sergio da Silva
Carlos Roberto Lyra da Silva
Teresa Tonini
Nébia Maria Almeida de Figueiredo

Resumo

Objetivo: Descrever as estratégias de ensino utilizadas pelos docentes no cenário tutorial. Método: Trata-se de um estudo qualitativo realizado em um Centro Universitário Particular localizado na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Os sujeitos-objeto deste estudo foram dezesseis estudantes regularmente matriculados no primeiro semestre de 2012 e a análise foi realizada mediante a disposição dos conteúdos. Resultados: Definimos a seguinte categoria: Os efeitos das estratégias de ensinar no corpo que aprende. Trata dos efeitos nos corpos dos estudantes a partir de estratégias pedagógicas utilizadas nos cenário tutorial. Conclusão: No plano das formas de ensinar, os estudantes trazem como fundamental as características de saber fazer, que estiveram atreladas as experiências e vivências do professor, descoberta de singularidades, potencialidades e deficiências deles, além do uso de desenhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Silva PS da, Silva CRL da, Tonini T, Figueiredo NMA de. Efeitos das estratégias de ensino-aprendizagem: um ensaio sobre as respostas do corpo que aprende no cenário tutorial Effects of teaching strategies-learning: an essay on the responses of body learning as scenario tutorial. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 15º de julho de 2016 [citado 5º de julho de 2022];8(3):4725-32. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3575
Seção
Research
Biografia do Autor

Paulo Sergio da Silva, UNIFESO

Possui Graduação em Enfermagem (2008) e Especialização em Processos de Mudança nos Serviços de Saúde e no Ensino Superior, ambas realizadas no Centro Universitário Serra dos Órgãos (2009). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente Doutorando do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências. pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Carlos Roberto Lyra da Silva, UNIRIO

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). foi Chefe do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAP/UNIRIO (2010-2012)

Teresa Tonini, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Nébia Maria Almeida de Figueiredo, UNIRIO

Concluiu o doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994. Atualmente é professor titular da Universidade do Rio de Janeiro.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>