The theory of social representations and quality of life\hiv\aids: Integrative literature review

Main Article Content

Rodrigo Leite Hipolito
Denize Cristina de Oliveira
Antonio Marcos Tosoli Gomes
Tadeu Lessa da Costa

Resumo

Objetivo: Delinear o perfil das produções científicas desenvolvidas com a teoria das representações sociais que contemplam a qualidade de vida no contexto das pessoas que vivem com hiv/aids. Método: Revisão integrativa de literatura em 2014 nos portais virtuais da capes, bireme, bdenf, usp, ufrj e uerj. Resultados: Foram encontradas três publicações disponíveis na íntegra on-line, um resumo de monografia e uma tese na forma impressa e a área de predominância dos estudos foi a da psicologia social. Conclusão: Conclui-se que as consequências biopsicossociais deixam evidentes a influência da aids na qualidade de vida e a sua representação social poder-se ia constituir em uma representação mais nova ancorada na representação pré-existente da aids.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Hipolito RL, Oliveira DC de, Gomes AMT, da Costa TL. The theory of social representations and quality of life\hiv\aids: Integrative literature review. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 6º de janeiro de 2016 [citado 26º de setembro de 2022];8(1):3609-23. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3592
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Rodrigo Leite Hipolito, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do RJ (FENF/UERJ); Professor Adjunto da faculdade de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF/EEAAC) Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Denize Cristina de Oliveira, UERJ

Doutora em Saúde Pública; Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e em Psicologia Social da UERJ - Rio de Janeiro, Brasil.

Antonio Marcos Tosoli Gomes, UERJ

Doutor em Enfermagem; Professor Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UERJ - Rio de Janeiro, Brasil.

Tadeu Lessa da Costa, UFRJ

Doutor em Psicologia Social - IP/UERJ; Professor Adjunto Curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé – Rio de Janeiro, Brasil.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)