A produção de software por enfermeiros para utilização na assistência ao paciente Software production by nurses for use in patient care

Main Article Content

Lucilia Feliciano Marques Di Carlantonio
Luiz Célio Martins Freitas
Débora Matos de Azevedo Fontes
Cristiana Fialho Braz da Silva
Luiz Carlos Santiago

Resumo

Objetivo: Analisar a produção científica referente às estratégias utilizadas para produção de software por enfermeiros para a aplicação na assistência ao paciente, através de uma revisão da literatura publicada entre 1985 e 2013 e sintetizar os achados. Método: Revisão integrativa, busca de artigos ocorreu de forma online, em língua inglesa, portuguesa e espanhola.  Nas bases de dados, LILACS, BDENF, MEDLINE, IBECS, WEB OF SCIENCE e SCOPUS, onde os descritores foram aplicados individualmente e posteriormente cruzados, por fim aplicados os filtros de idioma e período, delimitando a busca.  Resultados: Constatou-se que a maioria dos softwares produzidos por enfermeiros foi direcionada à área educacional. Foram encontrados apenas dezessete estudos sobre o tema em questão, dos quais 52% apresentaram força de impacto elevada. Conclusão: Nesta era de tecnologia, esta produção ainda pode ser considerada muito pequena. Descritores: Software, Informática em Enfermagem, Informática em Saúde, Tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Di Carlantonio LFM, Freitas LCM, Fontes DM de A, Silva CFB da, Santiago LC. A produção de software por enfermeiros para utilização na assistência ao paciente Software production by nurses for use in patient care. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 4º de abril de 2016 [citado 4º de dezembro de 2022];8(2):4121-30. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3595
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Lucilia Feliciano Marques Di Carlantonio, UNIRIO

E

Luiz Célio Martins Freitas, UNIRIO

Mestre em Enfermagem na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Especialista em Oncologia. Capacitado em cateteres venosos de inserção periférica para adultos, pediatria e neonatologia. Enfermeiro do Hospital do Câncer I – INCA.          

Débora Matos de Azevedo Fontes, UNIRIO

Mestre em Enfermagem na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Especialista em enfermagem cirúrgica em traumatologia e ortopedia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/ Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia – INTO.

Cristiana Fialho Braz da Silva, UNIRIO

Mestre em Enfermagem na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Especialista em Enfermeira Cardiointensivista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro EEAN-UFRJ. Enfermeira do Transplante Cardiaco e ICC do Instituto Nacional de Cardiologia e da Emergência Geral Adulta do Hospital Barra D'or.

Luiz Carlos Santiago, UNIRIO

Enfermeiro. Pós Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de São Paulo (USP). Professor Associado Nível 1 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) no Departamento de Enfermagem Fundamental (DEF). 

Plum Analytics