Cuidados paliativos e bioética: estudo com enfermeiros assistenciais Palliative care and bioethics: study with assistance nurses

Main Article Content

Cristiani Garrido de Andrade
Maria Ione de Andrade
Fabiana Medeiros de Brito
Isabelle Cristinne Pinto Costa
Solange Fátima Geraldo da Costa
Kamyla Félix Oliveira dos Santos

Resumo

Objetivo: Objetivou-se investigar as observâncias éticas utilizadas pelos enfermeiros ao assistirem o paciente sem possibilidades de cura. Métodos: Pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, realizada com 28 enfermeiros de um hospital público, localizado na cidade de João Pessoa – PB. Os dados foram coletados por meio de questionário, de agosto a outubro de 2012 e submetidos à técnica de análise de conteúdo. Resultados: As categorias identificadas foram: Cuidados Paliativos: princípios da Bioética ao paciente sem possibilidades de cura e Privacidade e sigilo profissional no âmbito dos cuidados paliativos. Tais categorias indicaram que os profissionais passam a valorizar os princípios da Bioética, assim como a privacidade e o sigilo profissional, utilizando-os como estratégia para auxiliar o cuidar ao paciente sem possibilidades de cura. Conclusão: Espera-se que este estudo subsidie novas investigações, pois ainda são incipientes as pesquisas que abordam a bioética na assistência ao paciente sob cuidados paliativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Andrade CG de, Andrade MI de, Brito FM de, Costa ICP, Costa SFG da, Santos KFO dos. Cuidados paliativos e bioética: estudo com enfermeiros assistenciais Palliative care and bioethics: study with assistance nurses. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 4º de outubro de 2016 [citado 22º de maio de 2022];8(4):4922-8. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3622
Seção
Research
Biografia do Autor

Cristiani Garrido de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Fonoaudióloga. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Saúde Coletiva, com ênfase na Estratégia da Saúde da Família. Docente em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba – FCMPB. Membro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética- CCS/UFPB. Universidade Federal da Paraíba/UFPB. João Pessoa (PB), Brasil.

Maria Ione de Andrade, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Enfermeira pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba – FCMPB.  João Pessoa (PB), Brasil.

Fabiana Medeiros de Brito, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Docente em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Membro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética- CCS/UFPB. Universidade Federal da Paraíba/UFPB. João Pessoa (PB), Brasil.

Isabelle Cristinne Pinto Costa, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Fonoaudióloga. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Saúde Coletiva, com ênfase na Estratégia da Saúde da Família. Membro do Núcleo Gestor do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba - FCMPB. Membro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética- CCS/UFPB. Universidade Federal da Paraíba/UFPB. João Pessoa (PB), Brasil.

Solange Fátima Geraldo da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo/USP. Professora do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética - CCS/UFPB. Universidade Federal da Paraíba/UFPB. João Pessoa (PB), Brasil.

Kamyla Félix Oliveira dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família e Saúde Coletiva. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Docente em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba – FCMPB. Universidade Federal da Paraíba/UFPB. João Pessoa-PB, Brasil.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>