Técnica de Incidentes Críticos: Aplicabilidade nas Pesquisas de Enfermagem Critical incident technique: applicability in nursing research

Autores

  • Gustavo Dias da Silva Maternidade Escola - UFRJ
  • Zenith Rosa Silvino Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - UFF
  • Márcia Farias de Oliveira dos Santos Hospital Universitário Pedro Ernesto - UERJ
  • Pollyanna Silva Cunha Dias Hospital Federal dos Servidores do Estado
  • Marília Ferreira Dela Coleta Universidade Federal de Uberlândia
  • Priscila Borges de Carvalho Matos Maternidade Escola - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4142-4153

Palavras-chave:

Técnica de incidentes críticos, Enfermagem, Pesquisa

Resumo

Objetivo: Descrever a técnica de incidentes críticos (TIC) e sua aplicabilidade nas pesquisas de enfermagem. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa sobre as produções encontradas através dos sites  PubMed, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), incluindo neste as seguintes bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MedLine), Scintific Library Online (SciELO) e Bases de Dados em Enfermagem (BDENF). Resultados: Foram analisados e discutidos 19 trabalhos após o levantamento digital. Conclusão: A partir deste estudo conclui-se que a TIC ainda é pouco utilizada e difundida entre os pesquisadores. Esta revisão apresenta um panorama geral e permite o conhecimento da técnica, consolidando-a como uma metodologia inovadora, caracterizada em especial por sua plurivalência e facilidade de aplicação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Dias da Silva, Maternidade Escola - UFRJ

1Enfermeiro Especialista em Neonatologia (UFF). Mestrando do programa de Mestrado Profissional Assistencial em Enfermagem Assistencial da E  scola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (MPEA/EEAAC/UFF). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cidadania e Gerência em Enfermagem (NECIGEN). Diretor de Enfermagem da Maternidade Escola da UFRJ.

Zenith Rosa Silvino, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - UFF

4Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Titular do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da E            scola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC/UFF). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cidadania e Gerência em Enfermagem (NECIGEN). 

Márcia Farias de Oliveira dos Santos, Hospital Universitário Pedro Ernesto - UERJ

2Enfermeira Obstétrica (UFRJ). Enfermeira Pediátrica (UERJ). Especialista em Neonatologia (IFF/Fiocruz). Mestranda do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (MACCS/EEAAC/UFF). Enfermeira da UTI Neonatal do Hospital Pedro Ernesto - HUPE/UERJ. Enfermeira do Serviço de Educação Permanente do Hospital Infantil Ismélia da Silveira – HIIS/PMDC.

Pollyanna Silva Cunha Dias, Hospital Federal dos Servidores do Estado

Enfermeira Especialista em Terapia Intensiva (UFF) e Cardiologia (UNIRIO). Enfermeira do Hospital Federal dos Servidores do Estado - HFSE/MS. 

Marília Ferreira Dela Coleta, Universidade Federal de Uberlândia

Psicóloga. Doutora em Psicologia. Professor Associado III do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da  Universidade Federal de Uberlândia.

Priscila Borges de Carvalho Matos, Maternidade Escola - UFRJ

Enfermeira. Especialista em Neonatologia pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ. Enfermeira Responsável pela Assessoria de Ensino da Maternidade Escola/UFRJ. Chefe da Emergência Obstétrica da Maternidade Escola/UFRJ. Enfermeira da Unidade Neonatal do Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ

Publicado

2016-04-04

Como Citar

1.
da Silva GD, Silvino ZR, dos Santos MF de O, Dias PSC, Dela Coleta MF, Matos PB de C. Técnica de Incidentes Críticos: Aplicabilidade nas Pesquisas de Enfermagem Critical incident technique: applicability in nursing research. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de abril de 2016 [citado 19º de abril de 2024];8(2):4142-53. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3647

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics