Perfil epidemiológico de mulheres com HPV atendidas em uma unidade básica de saúde Epidemiological profile of women with HPV treated in a basic health unit

Autores

  • Túlio Felipe Vieira de Melo Prefeitura do Município de Currais Novos/RN, Brasil.
  • Héllyda de Souza Bezerra Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/FACISA. Santa Cruz/RN, Brasil.
  • Dany Geraldo Kramer Cavalcanti e Silva Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/FACISA. Santa Cruz/RN, Brasil.
  • Richardson Augusto Rosendo da Silva Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.5177-5183

Palavras-chave:

Neoplasias do colo do útero, Prevenção primária, Esfregaço vaginal, Fatores socioeconômicos.

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico de mulheres com HPV atendidas em uma Unidade Básica de Saúde. Método: A pesquisa de caráter quantitativo foi realizada em um bairro no município de Santa Cruz/RN, por meio das fichas individuais de 205 usuárias da Unidade. Resultados: O perfil epidemiológico foi caracterizado por mulheres com: idade entre 19-30 anos 57,6%; casadas 57,9%; brancas 42,1%; escolaridade até o ensino médio incompleto 42,2%; renda de até um salário mínimo 42,1%; primeira relação sexual entre 15-17 anos 52,6%; um parceiro 57,9%. Conclusão: As mesmas se encontram no grupo de risco para o acometimento do HPV, pois se apresentam como: jovens, casadas, de baixa escolaridade e renda familiar e iniciaram a vida sexual antes dos 18 anos. Descritores: Neoplasias do colo do útero; Prevenção primária; Esfregaço vaginal; Fatores socioeconômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Túlio Felipe Vieira de Melo, Prefeitura do Município de Currais Novos/RN, Brasil.

Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família do Município de Currais Novos/RN, Brasil. Mestre em Biologia Estrutural e Funcional. 

Héllyda de Souza Bezerra, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/FACISA. Santa Cruz/RN, Brasil.

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Professora substituta do Curso de Graduação em Enfermagem Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/FACISA. Santa Cruz/RN, Brasil. 

Dany Geraldo Kramer Cavalcanti e Silva, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/FACISA. Santa Cruz/RN, Brasil.

Farmacêutico. Doutor em Engenharia Mecânica. Professor Adjunto II do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/FACISA. Santa Cruz/RN, Brasil.

Richardson Augusto Rosendo da Silva, Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). É Professor Adjunto II do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado) da UFRN e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (Mestrado) da UERN. É membro do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual do RN de Saúde e Prevenção nas Escolas/ GTI-E. Coordena os Projetos de Extensão: "Epidemiologia aplicada ao Sistema Único de Saúde" e "Atenção Básica e Saúde da Família: Interfaces entre ensino, pesquisa e extensão".Coordena os seguintes projetos de pesquisa: Grau de adesão ao tratamento com anti-retrovirais em adultos com AIDS residentes no estado do Rio Grande do Norte e Avaliação das ações de aconselhamento e prevenção às DST/AIDS: opinião de usuários . É membro do Grupo de Pesquisa Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem. Consultor ad hoc de periódicos indexados nacionais e internacionais do QUALIS/CAPES. Atua principalmente nos seguintes temas: Vigilância em Saúde; Epidemiologia; Saúde Coletiva; Nefrologia; Saúde do Trabalhador; Avaliação em Saúde e HIV/AIDS.

Publicado

2016-10-04

Como Citar

1.
Melo TFV de, Bezerra H de S, Silva DGKC e, Silva RAR da. Perfil epidemiológico de mulheres com HPV atendidas em uma unidade básica de saúde Epidemiological profile of women with HPV treated in a basic health unit. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2016 [citado 19º de abril de 2024];8(4):5177-83. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3648

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics