Profile of workers of a material and sterilization: an analysis of social and professional characteristics

Autores

  • Carolina Cabral Pereira da Costa Faculdade de Enfermagem - UERJ
  • Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza Faculdade de Enfermagem - UERJ
  • Ariane da Silva Pires Faculdade de Enfermagem - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i1.3633-3645

Palavras-chave:

Enfermagem. Saúde do Trabalhador. Esterilização.

Resumo

Objetivos: identificar e analisar o perfil socioeconômico e profissional dos trabalhadores de enfermagem que atuam em uma Central de Material e Esterilização (CME) de um hospital geral. Método: Pesquisa de abordagem quantitativa, descritiva e exploratória, realizada em uma CME de um hospital geral. Os sujeitos foram 34 trabalhadores de enfermagem. Utilizou-se como instrumento um formulário, sendo os dados obtidos nos meses de março a maio de 2013 e analisados a partir da estatística descritiva. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e protocolado com o nº 081.3.2012. Resultados: Ressalta-se que cenário da CME encontra-se em transformação, já que se constatou um baixo quantitativo de funcionários readaptados. Conclusão: Recomenda-se que se ampliem os espaços de discussão sobre Saúde do Trabalhador e sobre CME na formação de enfermagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Cabral Pereira da Costa, Faculdade de Enfermagem - UERJ

Doutoranda em Enfermagem - PPGEnf/UERJ. Especialista em Enfermagem do Trabalho e Estomaterapia - ENF/UERJ. RIO DE JANEIRO – RJ/Brasil.

Endereço: Rua Ministro Viriato Vargas, 160/casa. Cep.: 20531-050. Bairro: Alto da Boa Vista, RJ, Brasil.

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Faculdade de Enfermagem - UERJ

 

Vice-Diretora da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ). Procientista da UERJ. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da ENF/UERJ.Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da ENF/UERJ. Rio de Janeiro –Rua: Alexandre do Nascimento, nº 45 ap. 201 Jardim Guanabara, Ilha do Governador, Rio de Janeiro – RJ/Brasil. CEP: 21940-150. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.  

 

Ariane da Silva Pires, Faculdade de Enfermagem - UERJ

Doutoranda em Enfermagem - PPGEnf/UERJ. Especialista em Enfermagem do Trabalho e Estomaterapia – ENF/UERJ. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da ENF/UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Publicado

2016-01-06

Como Citar

1.
Costa CCP da, Souza NVD de O, Pires A da S. Profile of workers of a material and sterilization: an analysis of social and professional characteristics. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 6º de janeiro de 2016 [citado 28º de março de 2024];8(1):3633-45. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3667

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics