Profile of workers of a material and sterilization: an analysis of social and professional characteristics

Main Article Content

Carolina Cabral Pereira da Costa
Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza
Ariane da Silva Pires

Resumo

Objetivos: identificar e analisar o perfil socioeconômico e profissional dos trabalhadores de enfermagem que atuam em uma Central de Material e Esterilização (CME) de um hospital geral. Método: Pesquisa de abordagem quantitativa, descritiva e exploratória, realizada em uma CME de um hospital geral. Os sujeitos foram 34 trabalhadores de enfermagem. Utilizou-se como instrumento um formulário, sendo os dados obtidos nos meses de março a maio de 2013 e analisados a partir da estatística descritiva. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e protocolado com o nº 081.3.2012. Resultados: Ressalta-se que cenário da CME encontra-se em transformação, já que se constatou um baixo quantitativo de funcionários readaptados. Conclusão: Recomenda-se que se ampliem os espaços de discussão sobre Saúde do Trabalhador e sobre CME na formação de enfermagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Costa CCP da, Souza NVD de O, Pires A da S. Profile of workers of a material and sterilization: an analysis of social and professional characteristics. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 6º de janeiro de 2016 [citado 18º de maio de 2022];8(1):3633-45. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3667
Seção
Research
Biografia do Autor

Carolina Cabral Pereira da Costa, Faculdade de Enfermagem - UERJ

Doutoranda em Enfermagem - PPGEnf/UERJ. Especialista em Enfermagem do Trabalho e Estomaterapia - ENF/UERJ. RIO DE JANEIRO – RJ/Brasil.

Endereço: Rua Ministro Viriato Vargas, 160/casa. Cep.: 20531-050. Bairro: Alto da Boa Vista, RJ, Brasil.

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Faculdade de Enfermagem - UERJ

 

Vice-Diretora da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ). Procientista da UERJ. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da ENF/UERJ.Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da ENF/UERJ. Rio de Janeiro –Rua: Alexandre do Nascimento, nº 45 ap. 201 Jardim Guanabara, Ilha do Governador, Rio de Janeiro – RJ/Brasil. CEP: 21940-150. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.  

 

Ariane da Silva Pires, Faculdade de Enfermagem - UERJ

Doutoranda em Enfermagem - PPGEnf/UERJ. Especialista em Enfermagem do Trabalho e Estomaterapia – ENF/UERJ. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da ENF/UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>