Knowledge and practice of workers, professionals and managers on waste of health services

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i4.3216-3226

Palavras-chave:

Conhecimento, Resíduos de Serviços de Saúde, Gerenciamento de Resíduos, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento e prática de trabalhadores, profissionais e gestores sobre os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) de um instituto de referência em doenças tropicais e transmissíveis de Teresina(PI). Métodos: Estudo descritivo e observacional, com análise quantitativa, realizada no período de 01 a 30 de março de 2012. A população do estudo foi composta por: 49 trabalhadores, 124 profissionais de saúde e 11 gestores setoriais. Os dados foram coletados a partir de entrevistas, utilizando-se três instrumentos com roteiros estruturados específicos para cada grupo de sujeitos.  A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa, CEP-UFPI com CAAE: 0210.0.045.000-11. Resultados: 90% dos trabalhadores, 95,2% dos profissionais e 54,5% dos gestores demonstraram desconhecimento da existência do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) da instituição. Conclusão: Evidenciou-se déficit no conhecimento dos trabalhadores, profissionais e gestores acerca do PGRSS, bem como práticas inadequadas no manejo dos RSS. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walkiria de Carvalho Mendes, UFPI

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI - 2012). Gerente de Enfermagem do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP)

Maria do Livramento Fortes Figueiredo, UFPI

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (1981), com Especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/FioCruz (1985). Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e com Doutorado em Enfermagem pela EEAN/UFRJ (2005). Docente Associado, nível I, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) do Departamento de Enfermagem ministrando disciplinas na Graduação e Pós-Graduação (latu e stricto senso). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Mulher e das Relações de Gênero NEPEM/UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão Universitária da Terceira Idade NUPEUTI/UFPI. Secretária Geral do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Piauí - CEDDM-PI (Desde 2008). Consultora Ad HOC da Revista de Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery EEAN/UFRJ. Eleita e empossada como Chefe de Departamento/CCS/UFPI, a partir de 01 de Dezembro de 2010 para gestão de Departamento de Enfermagem para o biênio (2010 - 2012), reeleita para cargo até Março de 2015. Vem desenvolvendo suas atividades no ensino e na pesquisa em Enfermagem, nas áreas de: Saúde Pública, Saúde Ambiental, Saúde do Idoso e da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: mulher, envelhecimento, gênero, enfermagem, saúde ambiental e educação em saúde, tanto na Graduação e na Pós-Graduação em Enfermagem.

Maria do Amparo Salmito, UFPI

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1971), mestrado em Medicina Tropical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz (1997). Atualmente é professor titular da Faculdade de Saúde Ciencias Humanas e Tecnologicas do Piaui, outro (especifique)medico - Intituto Doencas Tropicais Natan Portela e professor titular da Faculdade de Ciencias Medicas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: coccidioidomycosis, epidemiologia, hiv, hiv/aids e esporotricose

Ednaldo Cavalcante de Araújo Araújo, UFPE

Graduado em Enfermagem (1988), Licenciado em Enfermagem (1990), Especialista em Enfermagem Pediátrica (1990), Mestre em Enfermagem (1996), todos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Enfermagem (2001) pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) e Pós-Doutor pela Université de Sorbonne, Paris (2008). Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Área Infantil da Universidade Federal de Pernambuco [UFPE]. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem [PPGENF/UFPE Mestrado Acadêmico]. Líder dos Grupos de Pesquisa CNPQ/UFPE: Saúde Integral do Adolescente e Saúde Coletiva e Plantas Medicinais. Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior BASis do INEP/MEC. Membro do Banco de Consultores Permanentes do Departamento de Ciência e Tecnologia Decit, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos SCTIE, do Ministério da Saúde. Membro Agregado Pensador SKEPSIS Seção Sexualidade, da SKEPSIS Academia Semiologia e Direito. Editor da Revista de Enfermagem UFPE on line/Reuol. Membro dos Conselhos Editoriais dos periódicos Enfermería Global (Espanha), Enfermagem em Foco [Revista do Conselho Federal de Enfermagem/CONFEN], Enfermagem e Saúde [Pelotas/UFPEL], Revista Eletrônica Gestão & Saúde, Revista Científica de Enfermagem/RECIEN [São Paulo/SP], Sociedade e Transformação Social [Santa Catarina/UFSC], Recenf Revista Técnico Científica em Enfermagem [Caderno de Saúde Pública], Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental On Line [Rio de Janeiro/RJ], Revista Enfermagem Atual (Petrópolis/RJ) e RECOM Revista Eletrônica de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro [São João Del Rei/Minas Gerais/MG]. Parecerista Ad Hoc do International Journal of Peace and Development Studies [IJPDS], da Universidade Norte do Paraná UNOPAR, da Revista Ciência em Extensão PROEX/UNESP, da Revista Gaúcha de Enfermagem e da Revista SKEPSIS. Pesquisador CNPq. Atua desenvolvendo pesquisas nas seguinte área temática: o cuidado do adolescente e família nos aspectos biopsicossocioculturais da sexualidade.

Telma Maria Evangelista de Araújo, UFPI

possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (1981), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Anna Nery (1999) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Anna Nery (2005). Atualmente é Diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do Estado do Piauí. É professora adjunta da Graduação em Enfermagem e do Programa de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. É consultora ad hoc da Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, da Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde e dos Cadernos de Saúde Pública.Tem experiência na área de Enfermagem e saúde pública, com ênfase em Vigilância em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: imunização, vacinação, hepatites, HIV/AIDS, conhecimentos, atitudes e práticas, drogas e epidemiologia.

Elaine Maria Leite Rangel Andrade, UFPI

Graduada (1998), Mestre (2004) e Doutora (2009) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Professora Doutora Efetiva do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP de 2006 a 2010. Atualmente, é Professora Adjunta I do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. É Consultora Ad hoc das Revistas Latino-Americana de Enfermagem, Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Gaúcha de Enfermagem e Texto & Contexto. Foi Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí no período de 04/20011 a 17/12/12. Presidenta da Sociedade Brasileira de Comunicação em Enfermagem (SOBRACen). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a distância, Simulação e feridas.

Publicado

2015-10-01

Como Citar

1.
Mendes W de C, Figueiredo M do LF, Salmito M do A, Araújo EC de A, Araújo TME de, Andrade EMLR. Knowledge and practice of workers, professionals and managers on waste of health services. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2015 [citado 28º de março de 2024];7(4):3216-2. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3684

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics