Degree of satisfaction of puerperal women about the quality of care in Rooming-in of a Public Maternity

Main Article Content

Mariana da Silva de Figueiredo
Richardson Augusto Rosendo da Silva
Dayanne Kallyne Morais de Araújo Oliveira
Natália Raiane Silva Vieira
Danyella Augusto Rosendo da Silva Costa
Rejane Marie Barbosa Davim Davim

Resumo

Objetivo: identificar o grau de satisfação de puérperas quanto a Qualidade da Assistência (QA) no Alojamento Conjunto (AC) de uma maternidade pública. Método: pesquisa descritiva quantitativa com 351 mulheres que responderam uma entrevista estruturada obedecendo aos transmites legais de pesquisa em seres humanos, e a análise foi por meio da escala de Likert. Resultados: observou-se satisfação quanto ao acolhimento, equipe multiprofissional, orientações, horários de visitas e insatisfação para os indicadores: estrutura física, privacidade, conforto e ventilação. Conclusão: conclui-se que a maioria das usuárias está satisfeita com os serviços de saúde apesar de existir queixas com a ambiência. A opinião das puérperas é importante e reflete nas ações que vêm sendo desenvolvidas no setor saúde, direcionando a um planejamento que oferte serviço de qualidade, tendo em vista que o AC caracteriza-se como um sistema hospitalar e deve proporcionar espaço acolhedor com conforto, privacidade e infraestrutura para se ter uma assistência adequada. Descritores: Puerpério; Qualidade da Assistência à Saúde; Alojamento Conjunto; Enfermagem obstétrica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Figueiredo M da S de, Silva RAR da, Oliveira DKM de A, Vieira NRS, Costa DAR da S, Davim RMBD. Degree of satisfaction of puerperal women about the quality of care in Rooming-in of a Public Maternity. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 29º de janeiro de 2023];7(3):2697-706. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3719
Seção
Research
Biografia do Autor

Mariana da Silva de Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Natal/RN, Brasil.

 

Richardson Augusto Rosendo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). É Professor Adjunto II do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado) da UFRN e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (Mestrado) da UERN. É membro do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual do RN de Saúde e Prevenção nas Escolas/ GTI-E. Coordena os Projetos de Extensão: "Epidemiologia aplicada ao Sistema Único de Saúde" e "Atenção Básica e Saúde da Família: Interfaces entre ensino, pesquisa e extensão".Coordena os seguintes projetos de pesquisa: Grau de adesão ao tratamento com anti-retrovirais em adultos com AIDS residentes no estado do Rio Grande do Norte e Avaliação das ações de aconselhamento e prevenção às DST/AIDS: opinião de usuários . É membro do Grupo de Pesquisa Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem. Consultor ad hoc de periódicos indexados nacionais e internacionais do QUALIS/CAPES. Atua principalmente nos seguintes temas: Vigilância em Saúde; Epidemiologia; Saúde Coletiva; Nefrologia; Saúde do Trabalhador; Avaliação em Saúde e HIV/AIDS.

Dayanne Kallyne Morais de Araújo Oliveira, Universidade Integradas de Patos/UFPB

Enfermeira pela Universidade Integradas de Patos/UFPB. 

Natália Raiane Silva Vieira, Universidade Federal Do Rio Grande do Norte

Acadêmica de Enfermagem/UFRN; Bolsista PROEx/UFRN

Danyella Augusto Rosendo da Silva Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN. Natal/RN, Brasil. 

Rejane Marie Barbosa Davim Davim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 Enfermeira Obstetra; Professora Doutora Associado III/UFRN; Natal/RN, Brasil. 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>