Care and culture: an interface in the nursing knowledge production

Main Article Content

Maria de Lourdes Denardin Budó
Maria Denise Schimith
Camila Neumaier Alves
Laís Antunes Wilhelm
Lúcia Beatriz Ressel

Resumo

Objetivo: Caracterizar as produções científicas relacionadas à interface cuidado, enfermagem e cultura nos periódicos brasileiros nos últimos 26 anos.  Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A coleta de dados ocorreu em janeiro de 2013, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Electronic Library Online e Literatura Internacional em Ciências da Saúde. Resultados: Denota-se o entendimento de que somos seres socioculturais, cujo comportamento é construído individualmente, sendo tal processo ininterrupto e inacabado, uma vez que as relações humanas são permanentemente reconstruídas. Conclusão: A interpretação cultural dos eventos da área da saúde permite entender seus significados e a que se relacionam, de forma que possibilita uma vivência qualitativa mais significativa da prática de enfermagem, tanto para as enfermeiras, quanto para os sujeitos de seus cuidados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Denardin Budó M de L, Schimith MD, Neumaier Alves C, Wilhelm LA, Ressel LB. Care and culture: an interface in the nursing knowledge production. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 6º de janeiro de 2016 [citado 16º de maio de 2022];8(1):3691-704. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3746
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Maria de Lourdes Denardin Budó, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora. Professora do Departamento e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFSM. 

Maria Denise Schimith, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora. Professora do Departamento e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFSM.

Camila Neumaier Alves, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFSM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem/UFSM.

Laís Antunes Wilhelm, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFSM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem/UFSM.

Lúcia Beatriz Ressel, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora. Professora do Departamento e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFSM.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>