REDISTRIBUIÇÃO DOS PODERES NO ESPAÇO SOCIAL DA ESCOLA ENFERMAGEM ALFREDO PINTO PELA ENUNCIAÇÃO DO DISCURSO DO DIRETÓRIO ESTUDANTIL (1955)

Autores

  • Marina do Nascimento Bessa Ministério da Saúde
  • Wellington Mendonça de Amorim Escola de Enfermagem Alfredo Pinto- UNIRIO
  • Silvio de Almeida Carvalho Filho UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2009.v1i2.%25p

Palavras-chave:

História da enfermagem, Escolas de enfermagem, Enfermagem.História da enfermagem, Enfermagem.

Resumo

Objetivos: descrever o surgimento do primeiro órgão de representação estudantil no espaço social da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto e analisar as relações de força entre o diretor do SNDM, Jurandyr Manfredini, a diretora Maria de Castro Pamphiro. Método: o estudo de natureza histórico-social, fundamentou-se no pensamento de Pierre Bourdieu e na análise documental. A seleção documental foi realizada através do confronto dos documentos encontrados com a produção historiográfica. As fontes foram atas, decretos, leis, relatórios e duas entrevistas. A análise e interpretação dos dados foram desenvolvidas por meio de elucidações de elos e dos nexos entre as informações obtidas nos documentos e trianguladas com a produção do conhecimento em história do Brasil e da enfermagem. Resultados e Conclusão: evidenciam que os estudantes conseguiram de acordo com seus interesses e estratégias conquistar um poder simbólico de fazer ver, crer, de confirmar, de mobilizar, de transformar a visão de mundo e a ordem social dentro e fora do espaço social da Escola. Descritores: História da enfermagem, Escolas de enfermagem, Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina do Nascimento Bessa, Ministério da Saúde

1- Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO; Enfermeira do Hospital dos Servidores do Estado - Ministério da Saúde. Endereço para correspondência: Rua Torres de Oliveira 166 Piedade, Rio de Janeiro – RJ, CEP 20740-380.

Wellington Mendonça de Amorim, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto- UNIRIO

Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da UNIRIO. Lider do Grupo de Pesquisa (CNPq) Laboratório de Abordagem Científica na História da Enfermagem - LACENF

Downloads

Publicado

2009-10-14

Como Citar

1.
Bessa M do N, Amorim WM de, Carvalho Filho S de A. REDISTRIBUIÇÃO DOS PODERES NO ESPAÇO SOCIAL DA ESCOLA ENFERMAGEM ALFREDO PINTO PELA ENUNCIAÇÃO DO DISCURSO DO DIRETÓRIO ESTUDANTIL (1955). Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de outubro de 2009 [citado 19º de abril de 2024];1(2). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/382

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics