Knowledge of nursing students about drugs and drug control policies

Main Article Content

Fernanda Matos Fernandes Castelo Branco
Claudete Ferreira de Souza Monteiro
Divane de Vargas

Resumo

Objetivo: Descrever o conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre as drogas e sobre as políticas de enfrentamento às drogas. Método: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, no qual se aplicou a metodologia da pesquisa-ação. Realizado em um Centro Universitário com dezessete graduando de enfermagem. Resultados: Resultados emergentes na fala evidenciaram um conhecimento empírico e generalista construído a partir de informações oriundas da mídia ou próprias do senso comum, desprovido de bases científicas e afastado das atuais politicas públicas que abordam esta problemática. Conclusão: Estudo mostra a necessidade de intervenção ainda na fase acadêmica para melhor atuação profissional. Descritores: Desenvolvimento de pessoal, Drogas ilícitas, Estudantes de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Castelo Branco FMF, Monteiro CF de S, de Vargas D. Knowledge of nursing students about drugs and drug control policies. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de abril de 2015 [citado 17º de janeiro de 2022];7(2):2215-28. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3894
Seção
Research
Biografia do Autor

Fernanda Matos Fernandes Castelo Branco, Universidade de São Paulo e Universidade Federal do Amapá

Enfermeira. Mestre em Saúde da Família. Doutoranda em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem em Adicções – Álcool & outras drogas. Docente da Universidade Federal do Amapá.

Claudete Ferreira de Souza Monteiro, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada da Universidade Federal do Piauí do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Chefe do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica do Hospital Universitário do Piauí (HU). Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família/UFPI/RENASF/FIOCRUZ.

Divane de Vargas, Universidade de São Paulo

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem Psiquiátrica EERP- USP.Pós-doutorado em enfermagem em adições pela New York Universtity College of Nursing, atualmente é Professor Associado da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo -EEUSP; Lider do Nucleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem em Adições - Álcool & outras drogas (NEPEAA)-CNPq; vice líder do Grupo de Estudos em Álcool e Outras Drogas da Escola de Enfermagem da USP (CNPq) e Pesquisador do Núcleo de estudos sobre distúrbios psiquiátricos: assistência e pesquisa na linha de pesquisa Uso e Abuso de Álcool -EERP/USP (CNPq).

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>