Perception of users hipertensive fence of assistance program received in primary care

Main Article Content

Juliana Cristina de Lima
Aliny de Lima Santos
Sonia Silva Marcon

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção de pessoas com hipertensão acerca da assistência recebida na atenção primária.  Método: estudo descritivo de natureza qualitativa, realizado com 42 pessoas com hipertensão cadastradas em cinco equipes da Estratégia Saúde da Família de Maringá-Paraná. Os dados foram coletados entre abril e junho de 2013 durante reuniões dos grupos, utilizando questões norteadoras, as quais foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos sob o Parecer 880/2007. Resultados: emergiram as categorias: Atividades do HIPERDIA focadas na entrega de medicamentos: duas faces de uma mesma moeda; As lacunas e dificuldades no HIPERDIA; e A boa relação com profissionais de saúde gera satisfação com o serviço. Conclusão: a forma como o usuário percebe o serviço está relacionada ao recebimento de medicamentos, disponibilidade e flexibilidade nos horários de atendimento, e relação com profissionais de saúde.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
de Lima JC, Santos A de L, Marcon SS. Perception of users hipertensive fence of assistance program received in primary care. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 6º de janeiro de 2016 [citado 17º de maio de 2022];8(1):3945-56. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4043
Seção
Research
Biografia do Autor

Juliana Cristina de Lima, Secretaria Municipal de Saúde de Engenheiro Beltrão

Enfermeira da Estratégia Saúde da Família. Secretaria Municipal de Saúde de Engenheiro Beltrão

Aliny de Lima Santos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente colaboradora da graduação em Enfermagem da UNILAB

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Livre docente. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Docente da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá-PR.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>