O ESTRESSE NOS DOCENTES DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Lívia Ceschia dos Santos Miranda
  • Caroline de Aquino Pereira
  • Joanir Pereira Passos UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2009.v1i2.%25p

Palavras-chave:

Enfermagem, estresse, trabalho, saúde do trabalhador.

Resumo

Objetivos: Avaliar o nível de estresse nos docentes de enfermagem de uma universidade pública e analisar os fatores desencadeantes do estresse no docente de enfermagem. Método: Estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa. Teve como cenário uma escola de enfermagem de uma universidade pública e participaram do estudo 22 professores. Para coleta dos dados aplicou-se um instrumento com perguntas abertas e fechadas. Resultados: O estudo apontou que 8 (36%) docentes consideram elevado o seu nível de estresse, entretanto após aplicação do autoteste, o nível moderado foi o mais obtido (36%). As situações geradoras de estresse na opinião dos docentes dizem respeito à área trabalho/qualificação em primeiro lugar, com 60% das citações, seguida da área pessoal/social (26%). Conclusão: Assinala a importância de identificar a causa do estresse, a fim de buscar estratégia alternativa de enfrentamento ao estímulo e chegarmos a uma resolução satisfatória. Descritores: Enfermagem, Estresse, Trabalho, Saúde do trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Ceschia dos Santos Miranda

Enfermeira, Graduada pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto – UNIRIO

Caroline de Aquino Pereira

Enfermeira, Graduada pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto – UNIRIO

Joanir Pereira Passos, UNIRIO

Doutora em Enfermagem, Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Downloads

Publicado

2009-11-19

Como Citar

1.
Miranda LC dos S, Pereira C de A, Passos JP. O ESTRESSE NOS DOCENTES DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 19º de novembro de 2009 [citado 28º de março de 2024];1(2). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/410

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics