Análise contextual da assistência de enfermagem à pessoa com HIV/Aids Contextual analysis of nursing assistance to a person with HIV/AIDS

Autores

  • Deyla Moura Ramos Isoldi Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisca Patrícia Barreto de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Clélia Albino Simpson Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.273-278

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Aids, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar o contexto da assistência de enfermagem relacionada a pessoa com HIV/Aids. Método: Utilizou-se a perspectiva de contexto de Hinds, Chaves e Cypress, que destacam as quatro camadas interfacetadas: o imediato, o específico, o geral e o metacontexto. Resultados: O processo de cuidar à pessoa com HIV/Aids é uma área da enfermagem que, faz parte de um conjunto de ações que são pouco valorizadas em contexto hospitalar, primando por ações tecnicistas. Em tal contexto, a enfermagem só poderá adquirir plena autonomia quando o cuidado passar a ser visto como uma esfera privilegiada na área da saúde. Conclusão: É importante enfatizar que, apesar dos avanços obtidos na assistência de enfermagem, ainda enfrenta-se uma série de desafios e dificuldades a serem superados, apesar de não restarem dúvidas de que o cuidar é a principal característica da enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deyla Moura Ramos Isoldi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Francisca Patrícia Barreto de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Clélia Albino Simpson, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.

Publicado

2017-01-10

Como Citar

1.
Ramos Isoldi DM, Carvalho FPB de, Simpson CA. Análise contextual da assistência de enfermagem à pessoa com HIV/Aids Contextual analysis of nursing assistance to a person with HIV/AIDS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de janeiro de 2017 [citado 28º de março de 2024];9(1):273-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4119

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics