Effects of clown therapy in the child's hospitalization process

Main Article Content

Álissan Karine Lima Martins
Rogéria Gomes da Silva
Cláudia Maria Fernandes
Ângela Maria Alves e Souza
Neiva Francenely Cunha Vieira

Resumo

Objetivo: Analisar as repercussões da Clownterapia no processo de hospitalização da criança. Métodos: Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido no período de agosto a setembro de 2012 junto à equipe de Enfermagem de hospital pediátrico do município de Cajazeiras, PB. Resultados: Os principais problemas inerentes ao processo de hospitalização da criança, na ótica dos profissionais de enfermagem, consistiram na mudança do ambiente natural da criança e no tempo de permanência no hospital. Dentre as modificações dadas a partir da Clownterapia, notou-se a formação espontânea de vínculos entre a equipe de enfermagem, as crianças e seus respectivos responsáveis, facilitando a compreensão e colaboração destes em todas as etapas do cuidar. Conclusão: A Clownterapia mostra-se como facilitadora das práticas específicas da enfermagem no aspecto individual e coletivo das crianças hospitalizadas, trazendo a perspectiva de promoção da saúde para estes sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Lima Martins Álissan K, Silva RG da, Fernandes CM, Souza Ângela MA e, Vieira NFC. Effects of clown therapy in the child’s hospitalization process. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 7º de janeiro de 2016 [citado 7º de fevereiro de 2023];8(1):3968-7. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4206
Seção
Research
Biografia do Autor

Álissan Karine Lima Martins, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira; Doutora em Enfermagem; Especialista em Saúde da Família; Docente do Curso do Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Rogéria Gomes da Silva, Secretaria Municipal de Saúde de São José de Piranhas, Paraíba.

Enfermeira; Coordenação da Atenção Básica de São José de Piranhas, Paraíba, Brasil

Cláudia Maria Fernandes, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira; Mestranda; Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Ângela Maria Alves e Souza, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira; Doutora em Enfemagem; Docente do Curso de Enfermagem do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Neiva Francenely Cunha Vieira, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira; Doutora em Educação em Saúde; Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)