Amamentação e sexualidade: uma interface na vivência do puerpério Breastfeeding and sexuality: an interface in the experience of puerperium

Main Article Content

Liese Klimeck Brauner Pissolato Pissolato
Camila Neumaier Alves
Lisie Alende Prates
Laís Antunes Wilhelm
Lúcia Beatriz Ressel

Resumo

Objetivo: compreender a influência da amamentação na vivência da sexualidade, sob a ótica de um grupo de puérperas. Método: pesquisa qualitativa descritiva, realizada com mulheres que estavam vivenciando o puerpério. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo temática da proposta operativa. Resultados: a vivência da sexualidade durante a amamentação foi marcada por desconfortos relacionados às mudanças no relacionamento sexual, alterações corporais, tempo restrito da mulher com o parceiro, além de alguns comportamentos negativos do companheiro. Em outros casos, a amamentação não trouxe mudanças significativas na vivência da sexualidade, contribuindo para o companheirismo e parceria entre o casal. Conclusões: é preciso ampliar o olhar sobre a temática da sexualidade durante a amamentação, percebendo-a como uma necessidade humana básica, que precisa ser discutida entre mulheres, casais e profissionais de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Pissolato LKBP, Alves CN, Prates LA, Wilhelm LA, Ressel LB. Amamentação e sexualidade: uma interface na vivência do puerpério Breastfeeding and sexuality: an interface in the experience of puerperium. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 15º de julho de 2016 [citado 7º de fevereiro de 2023];8(3):4674-80. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4236
Seção
Research
Biografia do Autor

Liese Klimeck Brauner Pissolato Pissolato, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira egressa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Camila Neumaier Alves, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista CAPES. Docente do curso de enfermagem da Universidade Ritter dos Reis - UniRitter.

Lisie Alende Prates, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Endereço de correspondência Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências da Saúde - CCS - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnf - Sala 1302 - Prédio26 - Faixa de Camobi, Km 09 Santa Maria, RS - CEP: 97105-900

Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Laís Antunes Wilhelm, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista CAPES.

Lúcia Beatriz Ressel, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>