Qualidade de vida de cuidadores familiares de pessoas com Síndrome de Down Quality of life of family caregivers of people with Down Syndrome

Main Article Content

Ramon Missias Moreira
Bruno Gonçalves de Oliveira
Diego Pires Cruz
Eliane dos Santos Bomfim
Climene Laura de Camargo
Zenilda Nogueira Sales

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção de pais/cuidadores de pessoas com Síndrome de Down sobre qualidade de vida. Método: trata-se de um estudo qualitativo, que utilizou para coleta de dados a entrevista semiestruturada com 10 pais cuidadores de pessoas com Síndrome de Down. Para analisar os dados, recorreu-se a Técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: observou-se que, os cuidadores são mães com idade acima de 30 anos, que se autodeclararam pardas, conviviam com um companheiro, praticavam algum tipo de atividade física e frequentaram alguma instituição de ensino. Além disso, possuíam como ocupação principal a função de cuidador. Os cuidadores relataram que o acesso ao lazer; à saúde; relações familiares; bem estar geral; material e direitos seriam os fatores que influenciam na qualidade de vida. Conclusão: concluiu-se que os pais cuidadores de pessoas com Síndrome de Down apresentaram diferentes concepções sobre a qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Moreira RM, de Oliveira BG, Cruz DP, Bomfim E dos S, de Camargo CL, Sales ZN. Qualidade de vida de cuidadores familiares de pessoas com Síndrome de Down Quality of life of family caregivers of people with Down Syndrome. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 15º de julho de 2016 [citado 5º de julho de 2022];8(3):4826-32. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4368
Seção
Research
Biografia do Autor

Ramon Missias Moreira

Educador Físico, Doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)Professor Mestre, Graduação/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. equié (BA), Brasil.

Bruno Gonçalves de Oliveira

Enfermeiro, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Jequié (BA), Brasil.

Diego Pires Cruz

Enfermeiro, graduado pela  Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Jequié (BA), Brasil.

Eliane dos Santos Bomfim

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Jequié (BA), Brasil.

Climene Laura de Camargo

Enfermeira, Pós-Doutorado pela Université Rene Descartes-Sorbonne, Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, onde atua no Programa de Graduação e Pós-Graduação; Salvador (BA), Brasil.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>