Hiv prevention in the school context: what we have and what we want

Main Article Content

Sandra Aparecida de Almeida
Jordana de Almeida Nogueira
Débora Raquel Soares Guedes Trigueiro
Anne Jacqueline Roque Barrêto
Daiane Medeiros da Silva
Luipa Michele Silva

Resumo

Objetivos: identificar os conteúdos relativos à sexualidade que vem sendo trabalhados no ambiente escolar e analisar a compreensão de escolares quanto ao modo de transmissão e prevenção ao HIV/Aids. Método: estudo descritivo, tipo inquérito, realizado com 54 alunos do nono ano do segundo segmento do ensino fundamental de duas escolas municipais de João Pessoa- PB. Dados analisados no Software Statistica 9.0 da Statsoft. Resultados: Na Escola A, privilegiou-se aspectos relacionados à higiene do corpo (44,0%). Na Escola B, evidenciou-se prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (58,6%), infecção pelo HIV/Aids (51,7%) e  uso de preservativo(44,8%). Conclusão: A informação direcionada ao cuidado de si deve extrapolar os limites preventivistas e higienistas, incorporando metodologias extensivas, inclusivas e reflexivas, que favoreçam a experiência para uma sexualidade profícua e consequente redução da vulnerabilidade ao HIV/Aids.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Almeida SA de, Nogueira J de A, Trigueiro DRSG, Barrêto AJR, Silva DM da, Silva LM. Hiv prevention in the school context: what we have and what we want. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de dezembro de 2014 [citado 4º de julho de 2022];6(5):60-7. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4505
Seção
Research
Biografia do Autor

Sandra Aparecida de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB; FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA - FACENE

Enfermeira, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba - PPGENF-UFPB, docente da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança - FACENE. Membro do Núcleo de Estudos em HIV/Aids, Saúde e Sexualidade - NEHAS/UFPB. Especialista em gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e Especialista em Saúde Mental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP. Atua nas áreas de saúde, coletiva, com especial atenção à saúde da mulher, nas questões relacionadas a gênero e sexualidade e prevenção ao HIV.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>