Hiv prevention in the school context: what we have and what we want
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Resumo
Objetivos: identificar os conteúdos relativos à sexualidade que vem sendo trabalhados no ambiente escolar e analisar a compreensão de escolares quanto ao modo de transmissão e prevenção ao HIV/Aids. Método: estudo descritivo, tipo inquérito, realizado com 54 alunos do nono ano do segundo segmento do ensino fundamental de duas escolas municipais de João Pessoa- PB. Dados analisados no Software Statistica 9.0 da Statsoft. Resultados: Na Escola A, privilegiou-se aspectos relacionados à higiene do corpo (44,0%). Na Escola B, evidenciou-se prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (58,6%), infecção pelo HIV/Aids (51,7%) e uso de preservativo(44,8%). Conclusão: A informação direcionada ao cuidado de si deve extrapolar os limites preventivistas e higienistas, incorporando metodologias extensivas, inclusivas e reflexivas, que favoreçam a experiência para uma sexualidade profícua e consequente redução da vulnerabilidade ao HIV/Aids.
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Como Citar
1.
Almeida SA de, Nogueira J de A, Trigueiro DRSG, Barrêto AJR, Silva DM da, Silva LM. Hiv prevention in the school context: what we have and what we want. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de dezembro de 2014 [citado 4º de julho de 2022];6(5):60-7. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4505
Edição
Seção
Research
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