THE FACES OF VULNERABILITY - WOMEN, MOTHER, HIV POSITIVE: REFLECTIONS ON WOMEN HEALTH NURSING

Autores

  • Isabel Catarina Braga UNISUAM
  • Célia Antunes Chrysóstomo de Souza UNIRIO
  • Sonia Regina Souza UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i1.%25p

Palavras-chave:

Direitos Sexuais e Reprodutivos, Saúde da Mulher, HIV/AIDS, Transmissão Vertical, Teoria de Enfermagem.

Resumo

Trata-se de um artigo reflexivo que apresenta como objetivo abordar os aspectos relacionados à vulnerabilidade da mulher no contexto da infecção pelo HIV/AIDS. A problemática da transmissão vertical vinculada ao desejo da maternidade, e outras questões reprodutivas, são fatores suficientes para corroborar com argumentos preconceituosos e conduta punitiva, não somente da sociedade geral, mas também de profissionais de saúde voltados para a assistência desta clientela. O papel da mulher na sociedade, as possibilidades da terapia anti-retroviral, a aplicabilidade das políticas públicas voltadas para a saúde da mulher e a Teoria de Enfermagem Transpessoal são relevantes a esta temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Catarina Braga, UNISUAM

Mestre em Enfermagem (Saúde da população - UNIRIO, 2009), Enfermeira e Psicóloga Clínica (UGF), Especialista em Enfermagem de Alta Complexidade (UGF). Atuou como Professora Substituta do Departamento de Enfermagem Médico-cirúgica da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (2007-2008/ UNIRIO). Atualmente é preceptora em UTI pela UNISUAM. Apresenta experiência em docência do ensino superior e na área de Enfermagem enfatizando os seguintes temas e práticas: Relacionamento Interpessoal Enfermeiro/ Cliente, Doenças Infecto-contagiosas, Saúde Mental, Assistência em Unidade de Terapia Intensiva e Saúde da Mulher.

Célia Antunes Chrysóstomo de Souza, UNIRIO

possui graduação em Graduação Em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1956) , especialização em Ensino de Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972) , mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1995) . Atualmente é funcionário da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Enfermagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: enfermeira, aposentadoria, necessidades, carreira.

Sonia Regina Souza, UNIRIO

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1995), Especialista em Enfermagem Clínica e Cirúrgica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998 -UNIRIO) Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2001) e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de JaneiroUFRJ (2005). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atua na Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Adulto e do Idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: Adolescência, situações clínicas e cirúrgicas, enfermagem, interação, cuidado, cotidiano da prática de enfermagem, família,promoção de saúde e qualidade de vida, grupos vulneráveis, relacionamento interpessoal e cliente oncológico. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Enfermagem e a Saúde da População.

Downloads

Publicado

2010-01-25

Como Citar

1.
Braga IC, Souza CAC de, Souza SR. THE FACES OF VULNERABILITY - WOMEN, MOTHER, HIV POSITIVE: REFLECTIONS ON WOMEN HEALTH NURSING. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 25º de janeiro de 2010 [citado 29º de março de 2024];2(1). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/451

Edição

Seção

Reflection

Plum Analytics