Integrative review on oral cancer

Main Article Content

Luana Kelle Batista Moura
Andrea Marcia Marcaccini
Francisca Tereza Coelho Matos
Álvaro Francisco Lopes de Sousa
Glícia Cardoso Nascimento
Maria Eliete Batista Moura

Resumo

Objetivo: Analisar estudos nacional e internacional sobre o câncer bucal. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foram selecionados 28 artigos que atenderam aos critérios de inclusão da pesquisa. Os dados foram processados no software IRAMUTEC e analisados pela classificação hierárquica descendente com base no dendograma. Resultados: Foram apresentados em 05 classes, a saber: 1-A prevenção e o tratamento das morbidades orais. 2- A reabilitação do paciente com câncer de boca. 3-Qualidade de vida dos pacientes em terapia para câncer bucal. 4- A equipe profissional multidisciplinar de saúde nos cuidados de prevenção do câncer oral. 5- O rastreio do câncer oral para diminuição da prevalência. Conclusão: O câncer oral é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.  Há necessidade de maiores investimentos nas pesquisas relacionadas com o câncer bucal e implementação das políticas públicas para o rastreio do câncer oral e diminuição da prevalência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Moura LKB, Marcaccini AM, Matos FTC, Sousa Álvaro FL de, Nascimento GC, Moura MEB. Integrative review on oral cancer. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de dezembro de 2014 [citado 26º de setembro de 2022];6(5):164-75. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4516
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Glícia Cardoso Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Acadêmica de Enfermagem na Universidade Federal do Piauí - UFPI. Faz parte do Núcleo de Pesquisa em Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde da Universidade Federal do Piaui-CNPq como aluno pesquisador atuando na linha de pesquisa-Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar. É atualmente aluna do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC, com o projeto: Prevalência de Staphylococcus aureus no local de inserção do cateter venoso central em pacientes da terapia intensiva.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>