Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação

Main Article Content

Kátia Regina Barros Ribeiro
Marta Lenise do Prado
Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva
Silvana Silveira Kempfer
Mariely Carmelina Bernardi
Saionara Nunes de Oliveira

Resumo

Objetivo: Propor e implementar o lúdico como estratégia de ensino para estudantes de enfermagem. Método: Estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, desenvolvido com 23 estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade brasileira. Utilizou-se o jogo como estratégia de ensino. Os dados foram coletados pela observação participante, portfólio e registros avaliativos elaborados pelos alunos. A análise seguiu a proposta operativa para dados qualitativos. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética sob o protocolo nº 193/09. Resultados: O jogo foi realizado em dois semestres consecutivos e foi avaliado positivamente como estratégia que facilita o aprendizado, torna assuntos densos mais compreensíveis, estimula a curiosidade e o trabalho em equipe. Conclusão: O lúdico é uma interface promissora para o ensino de enfermagem na metodologia ativa e favorece a formação crítica, criativa e reflexiva dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Ribeiro KRB, Prado ML do, Silva DMGV da, Kempfer SS, Bernardi MC, Oliveira SN de. Influence of playfulness in nursing education: an action research / Influência do lúdico no ensino de enfermagem: uma pesquisa-ação. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 21º de março de 2023];12:751-7. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4529
Seção
Research
Biografia do Autor

Kátia Regina Barros Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em enfermagem pelo DINTER UFSC/UFRN; Docente em Enfermagem na UFRN e Enfermeira Intensivista no Hospital Universitário Onofre Lopes, Natal RN, Brasil.

Marta Lenise do Prado, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem; Professora Titular de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Pós-graduação em Enfermagem (PEN) da UFSC; Pesquisadora CNPq, Florianópolis, SC, Brasil

Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em enfermagem; Professora Titular de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Pós-graduação em Enfermagem (PEN) da UFSC, Florianópolis SC, Brasil.

Silvana Silveira Kempfer, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em enfermagem; Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis SC, Brasil.

Mariely Carmelina Bernardi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis SC, Brasil

Saionara Nunes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis SC, Brasil

Plum Analytics

Referências

Sobral FR, Campos CJG. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev Esc Enferm USP. 2012; 46(1):208-18. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000100028.

Pereira ALF. Tendências Pedagógicas e prática educativa. Cad Saúde Pública. 2003; 19(5):1527-34. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2003000500031&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000500031.

Prado ML ,Velho MB ,Espíndola DS , Sobrinho SH, Backes VMS. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc Anna Nery (impr.). 2012; 16(1): 172-77. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100023&lng=pt. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000100023.

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11.ed. São Paulo: Paz e Terra. 2011.

Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi-de-Mendonça JM, Morais-Pinto NM, Meirelles CAB, Pinto-Porto C et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc saúde coletiva. 2008; 13( Suppl 2 ): 2133-2144. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000900018&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018.

Sebold LF, Kempfer SS. Active methodologies as strategies in nursing teaching: Raising awareness towards healthy habits. Journal of Nursing Education and Practice. 2013; 3(6):43-50. Available from: http://www.sciedu.ca/jnep.

Carraro TE, Prado ML, Silva DGV, Radünz V; Kempfer SS; Sebold LF. Socialização como processo dinâmico de aprendizagem na enfermagem. Uma proposta na metodologia ativa. Invest Educ Enferm. 2011; 29(2):248 – 54. Available from: http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/iee/article/viewFile/5073/9198

Macedo ACL,Ferreira DMBA,Pereira R, Brasileiro MSE, Lima SS. Produção científica no Brasil a respeito da brinquedoteca/briquedoterapia em periódicos publicados no período de 1996 a 2012. Revista Eletrônica Gestão & Saúde. 2013; 4(02):467-81. Available from: http://gestaoesaude.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/310/pdf

Macedo L, Petty ALS, Passos NC. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed. 2005.

Esteban MPS. Pesquisa Qualitativa em Educação: Fundamentos e tradições. Tradutor: Miguel Cabrera. Porto Alegre: AMGH. 2010.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 ed. São Paulo (SP): HUCITEC. 2010.

Prado ML, Gelbeck FL. Fundamentos para o cuidado profissional de enfermagem. 3 ed. rev. e ampl. Florianópolis: Progressiva. 2013.

Pereira LHP, Bonfin PV. Brincar e aprender: um novo olhar para o lúdico no primeiro ano do ensino fundamental. Revista Educação. 2009; 34(2):295-310. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=117112615005

Barros EJL, Santos SSC, Gomes GC, Erdmann AL. Educational geronto-technology for ostomized se- niors from a complexity perspective. Rev Gaucha Enferm. 2012; 33(2): 95-101. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472012000200014&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472012000200014.

Prado ML, Backes VMS, Reibnitz KS, Cartana MHF, Abe KL, Rocha PK et al. Produções tecnológicas em enfermagem em um curso de mestrado. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2009 Jul-Set; 18(3): 475-81. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n3/a10v18n3

Nietsche EA, Backes VMS, Colomé CLM, Ceratti RN, Ferraz F. Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem. 2005; 13(3):344-53. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v13n3/v13n3a09

Soares MC, Lanes KG, Lanes DVC, Lara S, Copetti J, Folmer V et al. O ensino de ciências por meio da ludicidade: alternativas pedagógicas para uma prática interdisciplinar. Revista Ciências&Ideias. 2014; 5(1): 83-105. Available from: http://revistascientificas.ifrj.edu.br:8080/revista/index.php/revistacienciaseideias/article/view/331/231

Folmer V, Barbosa NBV, Soares FA, Rocha JBT. Experimental activities based on ill-structured problems improve Brazilian school students’ understanding of the nature of scientific Knowledge. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. 2009; 8(1): 232-54. Available from: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen8/ART13_Vol8_N1.pdf

Pereira AB, Santos LMR. Níveis de aprendizagem de estudantes do ensino fundamental com o uso de estratégia lúdica durante atividade de Educação em Saúde. UNOPAR Cient., Ciênc Human Educ. 2011; 12(1):37-43. Available from: http://revistas.unopar.br/index.php/humanas/article/view/683

Araújo AMSC. Lúdico: aprender de forma prazerosa. Cadernos de pesquisa. 2012; 19(3): 71 - 9. Available from: http://www.pppg.ufma.br/cadernosdepesquisa/uploads/files/Artigo%205(41).pdf

Andrade AB, Marcellino NC. O estudo do meio como metodologia de ensino: considerações sobre a possibilidade da aprendizagem por meio do lazer e do lúdico. Licere. 2013;16(4): 1-33. Available from: http://www.clubedarecreacao.com.br/wp-content/uploads/2014/05/009-O-Estudo-do-Meio-como-Metodologia-de-Ensino.pdf

Huizinga J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 4 ed. São Paulo: Editora Perspectiva SA, 2000. Available from: http://jnsilva.ludicum.org/Huizinga_HomoLudens.pdf .

Dohme V. Atividades lúdicas na educação: o caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Edição/Reimpressão. Petrópolis, RJ: Vozes. 2004.

Andrade LC, Freitas DT, Holanda GF, Silva VM, Lopes MVO, Araújo TL. Desenvolvimento e validação de jogo educativo: medida da pressão arterial. Rev enferm UERJ. 2012; 20(3):323-7. Available from: http://www.facenf.uerj.br/v20n3/v20n3a07.pdf

Westbrook RB; Teixeira A. John Dewey. (Trad. José Eustáquio Romão, Verone Lane Rodrigues). Recife: MEC | Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010. Available from: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4677.pdf.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)