ENSINO DA METODOLOGIA DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA ENFERMAGEM: AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A GRADUAÇÃO

Autores

  • Luciana Barizon Luchesi Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Wellington Mendonça de Amorim Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO
  • Fernando Porto Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2009.v1i2.%25p

Palavras-chave:

Enfermagem, História da Enfermagem, Ensino.

Resumo

Objetivou-se a identificação do impacto da utilização de uma estratégia pedagógica para o ensino de metodologia de pesquisa em História da Enfermagem em um Curso desenvolvido para estudantes de graduação em Enfermagem. Trata-se de estudo descritivo, de natureza quantitativa, que teve como fonte de dados um questionário auto-aplicável com questões fechadas e abertas e uma redação elaborada pelos alunos de Enfermagem ao final do Curso sobre a percepção dos mesmos acerca da importância do estudo da História da Enfermagem. Dentre os participantes do curso 33,3% participaram do estudo. Concluiu-se que o curso foi bem sucedido na avaliação dos estudantes, contribuindo para o amadurecimento profissional, científico e cultural dos mesmos, houve demonstração de introjeção de conceitos presentes na literatura científica e apresentou, ainda, como impacto a produção de cinco micro-projetos de pesquisa e a consolidação de um laboratório de estudos interinstitucional. Descritores: Enfermagem, História da Enfermagem, Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Barizon Luchesi, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (EERP-USP). Líder do Laboratório de Estudos em História da Enfermagem (LAESHE), Membro do Laboratório de Pesquisa de História da Enfermagem LAPHE-UNIRIO. www2.eerp.usp.br/laeshe, luchesi@eerp.usp.br.

Wellington Mendonça de Amorim, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO

Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Enfermagem - Mestrado, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO, Vice-Líder do Laboratório de Estudos em História da Enfermagem (LAESHE) e Membro do Laboratório de Pesquisa de História da Enfermagem – LAPHE, amorimw@oi.com.br

Fernando Porto, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO

Pós-doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP; Professor Adjunto da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO; Membro do Laboratório de Pesquisa de História da Enfermagem – LAPHE e do Laboratório de Estudos em História da Enfermagem (LAESHE), ramosporto@openlink.com.br

Downloads

Publicado

2009-12-28

Como Citar

1.
Luchesi LB, de Amorim WM, Porto F. ENSINO DA METODOLOGIA DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA ENFERMAGEM: AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A GRADUAÇÃO. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 28º de dezembro de 2009 [citado 29º de março de 2024];1(2). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/480

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics