THE PROCESS OF INTERACTION BETWEEN NURSES AND PARENTS: A FACILITATOR FOR HUMANIZING THE INTENSIVE NEONATAL CARE UNIT

Main Article Content

Fernanda Garcia Bezerra Góes
Claudia Márcia da Cruz
Érika Justino Pinto
Juarilane Ferreira Rosa

Resumo

Objetivos: descrever o processo de interação entre o enfermeiro e os pais na UTI neonatal; discutir como esse processo de interação facilita a humanização na UTI Neonatal. Métodos: estudo de campo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, sendo utilizado como cenário uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da rede privada de saúde, situada no município de Niterói/RJ. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros que atuam nessa unidade. Resultados: os dados coletados foram interpretados a partir da Análise Temática e agrupados conforme às categorias: 1) A valorização da presença dos pais na UTIN - incentivando o vínculo pais-filho; 2) Relacionamento enfermeiro e pais e a humanização do cuidado; e 3) Normas e Rotinas pré-estabelecidas: Direcionamento em via única. Conclusão: Pode-se concluir que a humanização da assistência na UTIN deve se pautar no cuidado singular, na integralidade e no respeito à vida. A construção da integralidade não deve ser transformada em um conceito, mas sim numa prática do cuidado que trata da valorização da vida, do respeito ao outro e das diferenças entre os seres humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Góes FGB, Cruz CM da, Pinto Érika J, Rosa JF. THE PROCESS OF INTERACTION BETWEEN NURSES AND PARENTS: A FACILITATOR FOR HUMANIZING THE INTENSIVE NEONATAL CARE UNIT. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 2º de março de 2010 [citado 17º de janeiro de 2022];2(1). Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/489
Seção
Research
Biografia do Autor

Fernanda Garcia Bezerra Góes, IPPMG/UFRJ; UNIPLI

Mestre em Enfermagem, Enfermeira do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professora do Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI)

Claudia Márcia da Cruz, UNIPLI

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI).

Érika Justino Pinto, UNIPLI

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI).

Juarilane Ferreira Rosa, UNIPLI

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI).

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)