Educação sexual para adolescentes por docentes de um centro de educação comunitária Sex education for adolescents by teachers from a community education center

Main Article Content

Artur Acelino Francisco Luz Nunes Queiroz
http://orcid.org/0000-0002-6350-1908
Alvaro Francisco Lopes de Sousa
http://orcid.org/0000-0003-2710-2122
Jairo Jose de Moura Feitosa
http://orcid.org/0000-0003-1466-3975
Rogério da Cunha Alves
http://orcid.org/0000-0001-8873-3636
Inez Sampaio Nery
http://orcid.org/0000-0001-7820-0991
Maria Eliete Batista Moura
http://orcid.org/0000-0001-9988-1992

Resumo

Levantar o conhecimento dos professores sobre a sexualidade, para fornecer subsídios para o desenvolvimento de práticas de educação em saúde pela Enfermagem. Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido em um Centro de Educação Comunitária, com professores do ensino fundamental e médio (n:15). Após a produção dos dados, estes foram analisados e estruturados por similaridades semânticas. O estudo teve o projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 02700212.4.0000.5214). No desenvolvimento da pesquisa emergiram quatro categorias: “A importância da abordagem do tema na Escola”, “Demonstrações de Sexualidade pelos alunos”, ”O Papel dos professores na Educação sexual dos alunos” e “Como a escola deve tratar o tema?”. A abordagem utilizada baseia-se em uma transmissão vertical de conhecimento, embasada principalmente em aspectos biológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Queiroz AAFLN, Sousa AFL de, Feitosa JJ de M, Alves R da C, Nery IS, Moura MEB. Educação sexual para adolescentes por docentes de um centro de educação comunitária Sex education for adolescents by teachers from a community education center. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 4º de outubro de 2016 [citado 26º de setembro de 2022];8(4):5120-5. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4953
Seção
Research
Biografia do Autor

Artur Acelino Francisco Luz Nunes Queiroz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Cursa atualmente graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Faz parte do Grupo de estudos sobre Enfermagem, Violência e Saúde Mental (GEEVSM) como aluno pesquisador atuando na linha de pesquisa: Saúde Mental; e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Cuidar Humano(NEPECHE)-UFPI. É atualmente bolsista do Programa de incentivo de bolsas de iniciação cientifica/PIBIC/CNPQ com o projeto: Consumo de álcool no universo feminino: prevalência e padrão de consumo. Faz parte da equipe editorial da Revista de Enfermagem da UFPI. Tem atuado na área de saúde mental, representações sociais, violência, com ênfase no suicido e saúde mental e o uso de substancias psicoativas. 

Alvaro Francisco Lopes de Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Cursa atualmente graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal do Piauí. Faz parte do Núcleo de Pesquisa em Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde da Universidade Federal do Piaui-CNPq como aluno pesquisador atuando na linha de pesquisa-Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar; Riscos ocupacionais; Infecção domiciliar e membro do NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O CUIDAR HUMANO-UFPI. É atualmente Bolsista PIBIC-CNPq, com o projeto: Prevalência de Staphylococcus aureus em sitio cirúrgico de pacientes da terapia intensiva - See more at: http://orcid.org/0000-0003-2710-2122#sthash.78nsL4Ra.dpuf

Jairo Jose de Moura Feitosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Piauí, Brasil(2012)
Enfermeiro ESF da Fundação Municipal de Saúde de Teresina-PI , Brasil

Rogério da Cunha Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal do Piauí (2009). Possui experiência na área de Assistência Humanizada à Mulher no Ciclo Gravídico-Puerperal (Maternidade Dona Evangelina Rosa em convênio com a Universidade Federal do Piauí). Fez iniciação científica pelo PIBIC-CNPq como colaborador.

Inez Sampaio Nery, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (1971), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ/Escola de Enfermagem Ana Nery/EEAN (1980), Doutorado em Enfermagem pela UFRJ/EEAN (2000), Livre Docente pela Universidade do Rio de Janeiro/UNIRIO em 1991. Especialista em Metodologia do Ensino da Assistência de Enfermagem, Terapia Naturista, Produtos Naturais, Administração Hospitalar, Formação em Acupuntura pelo Centro de Acupuntura e Terapias Alternativas/CEATA-SP. Atualmente é Professora Associado III, Chefe do Departamento de Enfermagem.

Maria Eliete Batista Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (1982), Especialização em Enfermagem Médico Cirúrgica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1984), Especialização em Ativação de Processos de Mudança, pela Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1997), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2001) e Pós-Doutorado pela Universidade Aberta de Lisboa - Portugal (2006). Atualmente é Professora Associada III do Programa de Mestrado em Enfermagem e da Graduação da UFPI, Professora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI. É líder do Núcleo de Pesquisas em Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde - NUPCISS da UFPI e do Grupo de Estudos em Saúde da Família GESF do UNINOVAFAPI. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase nas Linhas de Pesquisa: prevenção e controle de infecção em serviços de saúde e formação de recursos humanos na atenção à saúde da família, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde da família, representações sociais, infecção em serviços de saúde e envelhecimento.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>