Partner participation in mother and son care: perception of puerperal women

Main Article Content

Elza Monteiro da Silva
Eloir Marcolino
Aliny de Lima Santos
Gabriela Schiavon Ganassin
Sonia Silva Marcon

Resumo

Objetivo: apreender a percepção de puérperas acerca da participação do companheiro nos cuidados prestados ao binômio mãe e filho. Metodologia: estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado junto a 20 puérperas residentes no município de Campo Mourão-PR. Os dados foram coletados no período de fevereiro a março de 2014, por meio de entrevistas semi-estruturadas gravadas e posteriormente submetidos à análise de conteúdo modalidade temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer 727.405/2014. Resultados: emergiram duas categorias: Sentimentos aflorados com a chegada do novo membro na família; e As mãos que promovem o sustento também cuidam. Conclusão: a participação efetiva do companheiro foi evidenciada pelas puérperas; contudo os cuidados com o bebê ainda são incipientes, sendo a participação mais efetiva nos cuidados direcionados à puérpera e às tarefas domésticas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Silva EM da, Marcolino E, Santos A de L, Ganassin GS, Marcon SS. Partner participation in mother and son care: perception of puerperal women. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 7º de janeiro de 2016 [citado 16º de agosto de 2022];8(1):3991-4003. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5015
Seção
Research
Biografia do Autor

Elza Monteiro da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Mestranda no Programa de Pós-graduação  em Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá.

Eloir Marcolino, Secretaria de Saúde de Campo Mourão-PR

Enfermeira da Estratégia Saúde da Família da Secretaria de Saúde de Campo Mourão-PR

Aliny de Lima Santos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da graduação em Enfermagem na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Gabriela Schiavon Ganassin, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Metsre em Enfermagem.

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Livre docente da graduação e da pós-graduação em enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>