Resilience as an object of study of occupational health: narrative review / Resiliência como objeto de estudo da saúde do trabalhador: uma revisão narrativa

Main Article Content

Élissa Jôse Erhadt Rollemberg Cruz
Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza
Luanna Klaren de Azevedo Amorim
Ariane da Silva Pires
Francisco Gleidson de Azevedo Gonçalves
Lidiane Passos Cunha

Resumo

Objetivo: Analisar o uso do conceito de resiliência nos objetos de estudo da linha de pesquisa sobre Saúde do Trabalhador. Método: Revisão narrativa, desenvolvida nas bases eletrônicas de dados. Palavras de busca: resiliência e saúde do trabalhador. Não houve recorte temporal, mas optou-se por fazer restrição quanto ao idioma: somente produções em português e espanhol. Resultados: Captaram-se oito artigos, dentre os selecionados quatro possuíam textos completos, um estava em inglês e três encontravam-se em português, dos quais apenas dois relacionavam-se com o objeto de estudo. Conclusão: O estudo da resiliência é relativamente recente nas ciências humanas, sociais e da saúde, porém o conhecimento dos fatores relacionados à resiliência poderá fornecer subsídios aos trabalhadores para o entendimento dos determinantes e os fatores que podem fortalecer suas próprias resiliências. Descritores: Enfermagem, Saúde do trabalhador, Resiliência psicológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Cruz Élissa JER, Souza NVD de O, Amorim LK de A, Pires A da S, Gonçalves FG de A, Cunha LP. Resilience as an object of study of occupational health: narrative review / Resiliência como objeto de estudo da saúde do trabalhador: uma revisão narrativa. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 9º de janeiro de 2018 [citado 4º de julho de 2022];10(1):283-8. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5047
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Élissa Jôse Erhadt Rollemberg Cruz

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Estomaterapeuta. Enfermeira da ESF Clementino Fraga.

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza

Enfermeira. Doutora em Enfermagem - (UFRJ). Vice-Diretora da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ). Procientista/UERJ. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da ENF/UERJ. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da ENF/UERJ.

Luanna Klaren de Azevedo Amorim

Enfermeira. Mestre em Enfermagem – PPGEnf/UERJ. Enfermeira Assistencial na Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ariane da Silva Pires

Enfermeira. Mestre em Enfermagem - PPGENF/UERJ. Especialista em Enfermagem do Trabalho e Enfermagem em Estomaterapia - ENF/UERJ. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ). Brasil.

Francisco Gleidson de Azevedo Gonçalves

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem - PPGENF/UERJ. Especialista em Enfermagem do Trabalho (Anna Nery – UFRJ). Enfermeiro do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti. Rio de Janeiro (RJ). Brasil.

Lidiane Passos Cunha

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem - UNIRIO. Especialista em Enfermagem em Nefrologia - HUPE/ENF/UERJ e Enfermagem em Estomaterapia - ENF/UERJ. Rio de Janeiro (RJ). Brasil.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>