A vivência de enfermeiras na condição de familiar acompanhante The experience of nurses as an accompanying family member

Autores

  • Rosiele Gomes Flores
  • Margrid Beuter Universidade Federal de Santa Maria.
  • Marinês Tambara Leite Universidade Federal de Santa Maria.
  • Larissa Venturini Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Cristina Geiss Casarolli Universidade Federal de Santa Maria
  • Jamile Lais Bruinsma Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.760-767

Palavras-chave:

cuidadores, hospitalização, enfermagem, enfermeiras e enfermeiros

Resumo

Objetivo: Descrever a vivência de enfermeiros na condição de familiar acompanhante de paciente hospitalizado. Métodos: Estudo qualitativo realizado com nove enfermeiras que atuam em um hospital público e de ensino, na região Sul, do Brasil. Os dados foram produzidos por meio de Dinâmicas de Criatividade e Sensibilidade e analisados seguindo os pressupostos da análise de discurso, em sua corrente francesa. Resultados: Da análise dos dados produzidos emergiram os temas: O conhecimento profissional como fator interveniente: da frustração ao enfrentamento; ser enfermeiro, estar na condição de acompanhante e a tomada de decisões; e os desafios do enfermeiro na condição de acompanhante. Conclusão: A vivência como familiar acompanhante repercutiu ambiguidades ao “eu profissional e o “eu familiar”, suscitando ponderações tanto na vida profissional quanto na pessoal das enfermeiras, o que desencadeou reflexões e modificações em suas práxis. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiele Gomes Flores

Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, (PPGEnf/UFSM).

Margrid Beuter, Universidade Federal de Santa Maria.

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ. Professora Associada do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf). Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem, Santa Maria, RS, Brasil.

Marinês Tambara Leite, Universidade Federal de Santa Maria.

Enfermeira, Doutora em Gerontologia Biomédica. Professora Adjunto do Departamento de Ciências da Saúde do Centro de Educação Superior Norte-RS (CESNORS), Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Larissa Venturini, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestranda do Programa Pós-Graduação em Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem, Santa Maria, RS, Brasil.

Ana Cristina Geiss Casarolli, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestranda do Programa Pós-Graduação em Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem, Santa Maria, RS, Brasil.

Jamile Lais Bruinsma, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem, Santa Maria, RS, Brasil.

Publicado

2017-07-11

Como Citar

1.
Flores RG, Beuter M, Leite MT, Venturini L, Casarolli ACG, Bruinsma JL. A vivência de enfermeiras na condição de familiar acompanhante The experience of nurses as an accompanying family member. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de julho de 2017 [citado 19º de abril de 2024];9(3):760-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5488

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics