Prevalência de transtornos mentais comuns entre trabalhadores marítimos do Rio de Janeiro Common mental disorders prevalence among maritime workers of Rio de Janeiro

Autores

  • Jorge Luiz Lima da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Rebecca Ferreira Moreno Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal Fluminense.
  • Rafael da Silva Soares Enfermeiro. Graduado pela Universidade Federal Fluminense. Aluno do mestrado acadêmico em ciências dos cuidado em saúde- Uff.
  • Jones Alberto de Almeida Companhia de Concessões Rodoviárias Ponte - Niterói.
  • Donizete Vago Daher Doutora em Enfermagem (Unicamp). profa Associada do Depto de Enfermagem Médico - cirúrgica / Uff.
  • Enéas Rangel Teixeira Universidade Federal Fluminense.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.676-681

Palavras-chave:

Transtornos Mentais, Esgotamento Profissional, Saúde do Trabalhador, Enfermagem do Trabalho.

Resumo

Objetivo: descrever a prevalência de transtornos mentais comuns entre trabalhadores marítimos. Método: trata-se de  estudo transversal realizado com 316 funcionários de empresa de transporte hidroviário. A pesquisa foi aprovada no CEP sob o  CAAE 0271.0.258.258-11, a coleta dos dados foi realizada em 2012. A variável transtorno mental comum foi investigada de acordo com o Self Reporting Questionnaire. Resultados: constatou-se a prevalência geral de 14,24%. Notou-se que o grupo de sintomas humor depressivo e ansioso foi o mais expressivo.  Sexo feminino, renda familiar abaixo da média, alta carga horária semanal, estresse autorreferido, pensamento de abandono do emprego, categoria marinheiro de máquinas, sedentarismo e não tabagismo mostraram-se associados ao desfecho. Conclusão: é necessária a criação de projetos ocupacionais consistentes, com equipes multidisciplinares, tendo em vista a promoção da saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho e a redução de transtornos mentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Lima da Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Saúde Pública (Fiocruz). Prof. Adjunto do Depto Materno-infantil e Psiquiatria da Universidade Federal Fluminense (Uff).

Rebecca Ferreira Moreno, Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal Fluminense.

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal Fluminense.

Rafael da Silva Soares, Enfermeiro. Graduado pela Universidade Federal Fluminense. Aluno do mestrado acadêmico em ciências dos cuidado em saúde- Uff.

Enfermeiro. Graduado pela Universidade Federal Fluminense. Aluno do mestrado acadêmico em ciências dos cuidado em saúde- Uff.

Jones Alberto de Almeida, Companhia de Concessões Rodoviárias Ponte - Niterói.

Médico do trabalho. Doutor em letras- Uff.

Donizete Vago Daher, Doutora em Enfermagem (Unicamp). profa Associada do Depto de Enfermagem Médico - cirúrgica / Uff.

Doutora em Enfermagem (Unicamp). profa Associada do Depto de Enfermagem Médico - cirúrgica / Uff.

Enéas Rangel Teixeira, Universidade Federal Fluminense.

Professor titular do Depto de Enfermagem Médico - cirúrgica / Uff.

Publicado

2017-07-11

Como Citar

1.
Lima da Silva JL, Moreno RF, Soares R da S, de Almeida JA, Daher DV, Teixeira ER. Prevalência de transtornos mentais comuns entre trabalhadores marítimos do Rio de Janeiro Common mental disorders prevalence among maritime workers of Rio de Janeiro. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de julho de 2017 [citado 28º de março de 2024];9(3):676-81. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5521

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics