Health promotion in groups of elderly: reflections for active ageing Promoção de saúde em grupos de idosos: reflexões para o envelhecimento ativo

Autores

  • Fabíola de Araújo Leite Medeiros Universidade Estadual da Paraíba
  • Ana Claudia Torres Medeiros Universidade Federal da Paraíba
  • Greicy Kelly Gouveia Dias Bittencourt Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Mirian Lima Nóbrega Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i5.212-221

Palavras-chave:

Envelhecimento. Saúde. Promoção de saúde. Enfermagem.

Resumo

Objetivos: analisar as percepções de idosos sobre a promoção de saúde em prol de um envelhecimento ativo; refletir sobre estratégias viáveis à promoção de saúde entre grupos de idosos visando o alcance do envelhecimento ativo. Método: estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 45 idosos pertencentes a um grupo de convívio. O projeto foi aprovado pela plataforma brasil sob o CAAE 07243812.6.0000.5187. Resultados: a maioria dos idosos pertencentes a esse grupo tinha acesso a informações sobre seu padrão de envelhecimento. Ao questionar sobre promoção de saúde e envelhecimento ativo, fora possível elencar duas categorias temáticas: I) percepções das pessoas idosas sobre saúde; II) percepções das pessoas sobre estratégias de promoção a saúde e empoderamento do envelhecimento ativo. Conclusão: espaços de vivências e grupo de idosos permitem a elaboração de propostas para a promoção a saúde e o empoderamento do envelhecimento ativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola de Araújo Leite Medeiros, Universidade Estadual da Paraíba

Enfermeira. Doutoranda no programa de pós-graduação em enfermagem, Universidade Federal da Paraíba (UFPB PPGENF-). Professor do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Brasil.

Ana Claudia Torres Medeiros, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa/PB, Brasil

Greicy Kelly Gouveia Dias Bittencourt, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Colaboadora Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB).

Maria Mirian Lima Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Associado do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública e Psiquiatria; Professor do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador CNPq. Director do Centro CIPE® do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba - Brasil. Líder do GEPFAE / UFPB. João Pessoa / PB, Brasil.

Publicado

2015-12-30

Como Citar

1.
Araújo Leite Medeiros F de, Medeiros ACT, Bittencourt GKGD, Nóbrega MML. Health promotion in groups of elderly: reflections for active ageing Promoção de saúde em grupos de idosos: reflexões para o envelhecimento ativo. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 30º de dezembro de 2015 [citado 19º de abril de 2024];7(5):212-21. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5925

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics