Mental health services: perception of nursing in relation to overload and working conditions / Serviços de saúde mental: percepção da enfermagem em relação à sobrecarga e condições de trabalho

Main Article Content

Sidnei Roberto Alves
Reginaldo Passoni dos Santos
Raquel Gusmão Oliveira
Mirian Ueda Yamaguchi

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção dos profissionais de enfermagem em relação à sobrecarga e condições de trabalho em serviços psiquiátricos hospitalares. Método: Estudo descritivo, analítico e exploratório, desenvolvido a partir do referencial de Bardin. A coleta de dados ocorreu no período de abril a maio de 2013 com 70 profissionais de enfermagem, aplicando-se a Escala de Avaliação do Impacto do Trabalho em Serviços de Saúde Mental. Obteve-se o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética sob nº 13676913.2.0000.5539. Resultados: Da análise de conteúdo emergiram três categorias: As causas da sobrecarga de trabalho; Aspectos que aliviam a sobrecarga; Mudanças propostas para diminuir a sobrecarga. Considerações finais: Falta de recursos humanos e relações interpessoais conflituosas incrementam a sobrecarga, ao passo que a infraestrutura física do ambiente influencia negativamente nas condições de trabalho.

Descritores: Enfermagem, Saúde mental, Recursos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Alves SR, dos Santos RP, Oliveira RG, Yamaguchi MU. Mental health services: perception of nursing in relation to overload and working conditions / Serviços de saúde mental: percepção da enfermagem em relação à sobrecarga e condições de trabalho. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 9º de janeiro de 2018 [citado 4º de julho de 2022];10(1):25-9. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5929
Seção
Research
Biografia do Autor

Sidnei Roberto Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP. Secretaria de Estado da Educação - SEED-PR

Mestre em Promoção da Saúde - Centro Universitário de Maringá - UniCesumar(2013). Graduação em Enfermagem Bacharelado - Unidade de Ensino Superior Ingá UNINGÁ (2005). Formação Pedagógica (2010) Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto (2007) UNINGÁ, especialização em Enfermagem Neurointensiva (2008) UNIOESTE. Atualmente é enfermeiro da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando no Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP. Docente da Secretaria Estadual da Educação - SEED no Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto - CEEP. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Psiquiátrica, Clínica Médica-cirúrgica e em Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Pediátrico, Urgência, Emergência, neurologia e ortopedia. Atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado, saúde mental, enfermagem, enfermagem psiquiátrica, saúde do trabalhador, emergência, atendimento intra-hospitalar, trauma, segurança do paciente.

Reginaldo Passoni dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Possui Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013) e Residência em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2016). Atualmente é Mestrando em Biociências e Saúde na UNIOESTE (Linha de Pesquisa: Processo Saúde-Doença). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Adulto e Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Doença Renal Crônica; Terapia Renal Substitutiva (Hemodiálise e Transplante Renal); Processo de Doação-Transplante de Órgãos e Tecidos; Atenção Hospitalar à Saúde do Adulto.

Raquel Gusmão Oliveira, Centro Universitário de Maringá - Unicesumar Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Professora do Curso de Medicina do CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE MARINGA. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Pública e Gestão de Serviços de saúde. Atualmente aluna de doutorado da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- EERP- USP.

Mirian Ueda Yamaguchi, Centro Universitário de Maringá - Unicesumar

Possui graduação em Farmácia com Habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Estadual de Maringá (1984), mestrado em Análises Clínicas (2005) e doutorado em Ciências Farmacêuticas (2009) pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência em Análises Clínicas tendo sido diretora e responsável técnica de laboratório clínico durante 14 anos. Desde 2005 é professora titular na UniCesumar - Centro Universitário de Maringá. Atualmente ministra disciplinas nos módulos de Hematologia e Microbiologia. É professora no curso de Medicina e no Programa de Mestrado em Promoção da Saúde da UniCesumar. Coordenadora da Liga de Hematologia de Maringá - LAHMar. Atua em pesquisas na área da Promoção da Saúde no Envelhecimento e Tecnologias em Saúde.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)