Nursing practice in clinical management of breastfeeding: strategies for breastfeeding / Atuação do enfermeiro no manejo clínico da amamentação: estratégias para o aleitamento materno

Autores

  • Evelyn Farias Gomes da Costa UFF
  • Valdecyr Herdy Alves UFF
  • Rosangela de Mattos Pereira de Souza UFF
  • Diego Pereira Rodrigues UFF
  • Márcia Vieira dos Santos UFF
  • Fernanda Lopes de Oliveira UFF

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.217-223

Palavras-chave:

, Enfermagem, aleitamento materno, aconselhamento

Resumo

Objetivo: compreender as estratégias de orientação realizada pelos enfermeiros durante o processo do manejo clínico da amamentação. Métodos: trata-se de estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa, cujos participantes foram 10 enfermeiros atuantes no alojamento conjunto do Hospital Universitário Antônio Pedro, situado no município de Niterói, Estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada durante os meses de janeiro à março de 2013 por intermédio de entrevista semiestruturada. Resultados: na análise de conteúdo emergiram três categorias: O apoio no manejo clínico do aleitamento materno: perspectiva do cuidar; o apoio técnico-prático do manejo clínico da amamentação; e o manejo clínico da amamentação a partir da orientação dos enfermeiros no alojamento conjunto. Conclusão: os enfermeiros possuem o entendimento das estratégias do manejo clínico da amamentação,tais  como ações de apoio à mulher com ênfase na  atenção humanizada e não sistematizada, focando sua assistência na forma de orientações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelyn Farias Gomes da Costa, UFF

Enfermeira, graduada na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense.

Valdecyr Herdy Alves, UFF

Doutor em Enfermagem. Professor Titular do Departamento Materno-Infantil e Psiquiátrico, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense. Líder do Grupo de Pesquisa; Maternidade, Saúde da Mulher e da Criança.

Rosangela de Mattos Pereira de Souza, UFF

Mestre em Saúde Materno Infantil. Enfermeira do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Antônio Pedro, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, Brasil.

Diego Pereira Rodrigues, UFF

Mestre em Enfermagem. Membro do Grupo de pesquisa Maternidade, Saúde da Mulher e da Criança da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Vice-presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Estado do Rio de Janeiro (ABENFORJ). Rio de Janeiro, Brasil.

Márcia Vieira dos Santos, UFF

Mestre em Saúde Materno Infantil. Enfermeira da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. Rio de Janeiro, Brasil.

Fernanda Lopes de Oliveira, UFF

Possui graduação em nutrição pela Universidade Gama Filho (1999); Mestre em Saúde Coletiva, pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é nutricionista do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Antonio Pedro da Universidade Federal Fluminense. Consultora da Rede Iberoamericana de Bancos de Leite Humano.(

Publicado

2018-01-09

Como Citar

1.
Costa EFG da, Alves VH, Souza R de MP de, Rodrigues DP, Santos MV dos, Oliveira FL de. Nursing practice in clinical management of breastfeeding: strategies for breastfeeding / Atuação do enfermeiro no manejo clínico da amamentação: estratégias para o aleitamento materno. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 9º de janeiro de 2018 [citado 28º de março de 2024];10(1):217-23. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5953

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics