Reiki therapy in Family Health Strategy: perceptions of nurses / A terapia do reiki na Estratégia de Saúde da Família: percepção dos enfermeiros

Autores

  • Vera Lucia Freitag Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Andressa de Andrade Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcio Rossato Badke Universidade Federal de Santa Maria
  • Rita Maria Heck Universidade Federal de Pelotas
  • Viviane Marten Milbrath Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.248-253

Palavras-chave:

Reiki, Terapias Complementares, Enfermagem, Cuidado, Programa Saúde da Família.

Resumo

Objetivo: A pesquisa objetivou conhecer os sentimentos vivenciados por enfermeiras que atuam junto a Estratégias de Saúde da Família após receberem aplicação de reiki. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo exploratório. Os sujeitos investigados foram oito enfermeiras atuantes em Estratégias de Saúde da Família do norte do Rio Grande do Sul, submetidas a três sessões de reiki e posteriormente entrevistadas utilizando-se a técnica da entrevista semi-estruturada contendo questões abertas e fechadas. O estudo foi realizado entre os meses de agosto a novembro de 2013. A análise dos resultados considerou a proposta de Bardin. Resultados: Constatou-se que o reiki melhora da qualidade de vida destes profissionais, equilibrando o físico, o mental, o emocional e o espiritual.  Conclusão: Reflete a importância do profissional enfermeiro, dispor desta ferramenta de cuidado para tratar o usuário do serviço, atuando de forma integral. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa de Andrade, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Assistente III da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões (RS). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).  Mestre em Ciências da Saúde. Enfermeira.

Marcio Rossato Badke, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Assistente III da Universidade Federal de Santa Maria. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Enfermagem. Enfermeiro.

Rita Maria Heck, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (FEn/UFPel). Enfermeira.

Viviane Marten Milbrath, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (FEn/UFPel). Mestre em Enfermagem. Enfermeira. 

Publicado

2018-01-09

Como Citar

1.
Freitag VL, Andrade A de, Badke MR, Heck RM, Milbrath VM. Reiki therapy in Family Health Strategy: perceptions of nurses / A terapia do reiki na Estratégia de Saúde da Família: percepção dos enfermeiros. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 9º de janeiro de 2018 [citado 18º de abril de 2024];10(1):248-53. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5967

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics