Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença

Autores

  • Camila Arantes Ferreira Brecht D'Oliveira Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Caroline Muller Almeida Prefeitura do Rio de Janeiro
  • Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ariane Pires Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Luiz Carlos Veiga Madriaga Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.196-202

Palavras-chave:

Docentes, enfermagem, trabalho docente, saúde do trabalhado, trabalho docente na enfermagem

Resumo

Objetivo: identificar as facilidades e as dificuldades presentes no trabalho docente de enfermagem; e analisar as repercussões do contexto de trabalho do docente de enfermagem no processo saúde-doença destes trabalhadores. Métodos: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida numa faculdade pública do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram 16 docentes de enfermagem. A coleta dos dados ocorreu de julho a agosto de 2014, utilizando a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: evidenciou-se que há mais situações que dificultam o trabalho docente do que o favorece, e que tais situações complicadoras estão intimamente ligadas a uma política neoliberal. Conclusão: a configuração do trabalho docente repercute negativamente na saúde, resultando em estresse, cansaço e sobrecarga emocional e física. Faz-se necessário que os serviços de saúde do trabalhador desenvolvam ações que neutralizem os efeitos negativos no processo saúde-doença dos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Arantes Ferreira Brecht D'Oliveira, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do programa de pós graduação da faculdade de enfermagem Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Caroline Muller Almeida, Prefeitura do Rio de Janeiro

Enfermeira Residente do programa de Saúde Coletiva da prefeitura do Rio de Janeiro

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica. Professora permanente do programa de pós graduação stricto senso da faculdade de Enfermagem. Diretora da faculdade de enfermagem da UERJ.

Ariane Pires, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Assistente do departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Luiz Carlos Veiga Madriaga, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro.

Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro Varella, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora tirular do departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica.

Publicado

2018-01-09

Como Citar

1.
Ferreira Brecht D’Oliveira CA, Muller Almeida C, Valéria Dantas de Oliveira Souza N, Pires A, Veiga Madriaga LC, Christina Mó Y Mó Loureiro Varella T. Teaching work of nursing and the impact on the health-disease process / Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 9º de janeiro de 2018 [citado 28º de março de 2024];10(1):196-202. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6028

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics