Nutritional Profile of Cardiovascular Disease Bearing Patients Under Hospitalization: A Prospective Study / Perfil Nutricional de Portadores de Doenças Cardiovasculares Internados em um Hospital: Estudo Prospectivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.626-631

Palavras-chave:

Doenças cardiovasculares, Avaliação nutricional, Fatores de risco.

Resumo

Objetivo: Avaliar o estado nutricional de pacientes portadores de doenças cardiovasculares internados em um hospital. Método: Trata-se de um estudo analítico, prospectivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado em uma instituição hospitalar na qual a amostra foi composta por 54 pacientes de uma cardiologia. Foi utilizado um formulário semiestruturado, uma balança antropométrica e uma fita métrica. Resultados: Em relação ao índice de massa corpórea, prevaleceu a eutrofia e a pré-obesidade (40,7%). Observa-se ausência de risco cardiometabólico. Quanto aos hábitos de vida, 33,3% têm ou já tiveram hábitos tabagistas, 53,7% têm hábitos etilistas e 83,3% não praticam atividade física. A hipertensão arterial foi encontrada em 51,8% da população. O diagnóstico prevalente foi a insuficiência cardíaca (29,7%). Os exames laboratoriais não tiveram alterações significativas. Conclusão: O perfil nutricional de pacientes com doenças cardiovasculares não se caracteriza por alterações antropométricas e laboratoriais, mas sim pelo histórico clínico e hábitos de vida dos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Faculdade de Guanambi

Enfermeiro, Especialista em Enfermagem do Trabalho, Faculdade de Guanambi/FG, Guanambi (BA), Brasil.

Gracyele Fabrícia Cangussu Nunes, Faculdades Unidas do Norte de Minas

Nutricionista, Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE, Montes Claros (MG), Brasil. 

Letícia Caroline Gomes Martins, Faculdades Unidas do Norte de Minas

Nutricionista, Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE, Montes Claros (MG), Brasil. 

Luciana Caldeira de Paula Ricardo, Faculdades Unidas do Norte de Minas

Nutricionista, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Professora do Departamento de Nutrição das Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE, Montes Claros (MG), Brasil.

Lucas Mendes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeiro, Mestre em Nutrição e Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Belo Horizonte (MG), Brasil.

Carolina dos Reis Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil. 

Publicado

2018-07-01

Como Citar

1.
da Silva PLN, Nunes GFC, Martins LCG, Ricardo LC de P, Soares LM, Alves C dos R. Nutritional Profile of Cardiovascular Disease Bearing Patients Under Hospitalization: A Prospective Study / Perfil Nutricional de Portadores de Doenças Cardiovasculares Internados em um Hospital: Estudo Prospectivo. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2018 [citado 16º de abril de 2024];10(3):626-31. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6128

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics