Health Risk Behaviors of Adolescents Living in a Small Municipality / Comportamentos de Risco a Saúde em Adolescentes Residentes em Município de Pequeno Porte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.704-710

Palavras-chave:

Adolescentes, Escolares, Tabaco, Álcool, Alimentação.

Resumo

Objetivo: Esse estudo tem o objetivo de identificar a prevalência de comportamentos de risco à saúde em adolescentes escolares residentes em município de pequeno porte populacional do estado da Bahia no ano de 2012. Métodos: Estudo epidemiológico transversal, censitário, de base escolar, amostra constituída por 96 adolescentes escolares matriculados no ensino médio. Resultados: No ensino médio estavam matriculados 134 adolescentes com idade entre 12 e 19 anos, 72,4% participaram do estudo, verificou-se que entre os adolescentes a média da idade foi de 16,63 anos (DP±1,63), 57,5% do sexo feminino, 78,5% não exerciam atividade remunerada, 71,1% apresentavam idade de 15 a 18 anos, 58,2% se auto-declararam de cor Parda e 49,5% reside com os pais, 60,8% não experimentaram tabaco, 90,4% consumiram algum tipo de bebida alcoólica e 77,7% foram classificados como ativos fisicamente. Conclusão: Os resultados trazem a necessidade de novas pesquisas referentes aos comportamentos de risco em adolescentes escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thainara Araujo Franklin, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié-BA

Luisa Kecyane Batista Cardoso, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Mestrado em andamento pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Jequié (BA), Brasil.

Luciene Dias Bispo Veiga, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Jequié (BA), Brasil.

Adriana Alves Nery, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira, Professora Doutora, Graduação/Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem e Saúde, Departamento de Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Jequié (BA), Brasil.

Cezar Augusto Casotti, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Cirurgião-dentista. Professor adjunto, Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Jequié (BA), Brasil.

Publicado

2018-07-01

Como Citar

1.
Franklin TA, Cardoso LKB, Veiga LDB, Nery AA, Casotti CA. Health Risk Behaviors of Adolescents Living in a Small Municipality / Comportamentos de Risco a Saúde em Adolescentes Residentes em Município de Pequeno Porte. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2018 [citado 28º de março de 2024];10(3):704-10. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6176

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics