Women’s insights about the climacteric period / Percepções de mulheres acerca do climatério

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i4.906-912

Palavras-chave:

Saúde da Mulher, Climatério, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: conhecer as percepções de mulheres acerca do climatério. Método: pesquisa qualitativa com 18 mulheres que vivenciam o período do climatério, que pertencem a uma Estratégia em Saúde da Família de um município da região sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada em setembro de 2016. A análise dos dados foi a partir da Análise de Conteúdo Temática de Minayo. Resultados: Os elementos emergidos das compreensões das mulheres acerca do climatério demonstram percepções voltadas à negatividade, ao envelhecimento do corpo, desequilíbrio emocional e sintomatologia manifestada nesse período. Conclusão: Portanto, é preciso implementar medidas que ofereçam a essas mulheres um maior conhecimento e entendimento sobre o climatério, pois refletirá de maneira positiva, de modo que a mulher vivencie esse período com tranquilidade e qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veronica Hemann Piecha, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Campus Santiago - RS

Enfermeira. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Campus Santiago - RS.

Sandra Beatris Diniz Ebling, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Campus Santiago - RS. Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Enfermeira. Mestre em Educação, Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - PPGEnf/FURG e Docente do curso de Graduação em Enfermagem da  Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Campus Santiago - RS.

Greice Machado Peiszak, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Campus Santiago - RS.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria - RS.  Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - PPGEnf/FURG e Docente do curso de graduação em Enfermagem da  Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-

Marciele Moreira da Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-Campus santiago- RS.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria - RS. Docente do curso de Técnico em Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santiago - RS.

Silvana de Oliveira Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santiago - RS.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria - RS. Docente do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santiago - RS.

Publicado

2018-10-04

Como Citar

1.
Hemann Piecha V, Diniz Ebling SB, Machado Peiszak G, Moreira da Silva M, de Oliveira Silva S. Women’s insights about the climacteric period / Percepções de mulheres acerca do climatério. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2018 [citado 20º de abril de 2024];10(4):906-12. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6259

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics