The health of elderly people bearing Alzheimer’s disease: an integrative review / Saúde do idoso com doença de Alzheimer: revisão integrativa

Autores

  • Hemmily Nóbrega Ventura Universidade Federal da Paraíba
  • Leila de Cássia Tavares da Fonseca Universidade Federal da Paraíba
  • Bruno César Fernandes Borges Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Jéssica Yasmine Lacerda Nóbrega
  • Herbert Nóbrega Ventura Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE
  • Maria Leosimar Leite Nóbrega Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i4.941-944

Palavras-chave:

envelhecimento, doença de Alzheimer, autonomia pessoal, saúde do idoso

Resumo

Objetivo: Verificar o conhecimento produzido pelos pesquisadores a respeito da saúde do idoso com Doença de Alzheimer (DA). Métodos: Revisão integrativa da literatura com levantamento bibliográfico realizado na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), MEDLINE e nos bancos de dados do Portal de Periódicos Capes.  Resultados: Observou-se a incipiência de artigos científicos publicados sobre a Doença de Alzheimer com enfoque na saúde da pessoa idosa. Conclusão: Verificou-se a necessidade de pesquisas para investigar a saúde do idoso em face à doença de Alzheimer que possibilitem aporte teórico na elaboração de políticas públicas de saúde mais abrangentes para os cuidados aos idosos. Descritores: Envelhecimento, Doença de Alzheimer, Autonomia pessoal, Saúde do idoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hemmily Nóbrega Ventura, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira Saúde da Mulher ­ Hospital Universitário Lauro Wanderley HULW / EBSERH / UFPB; Enfermeira Saúde da Mulher / Obstetrícia ­ MCO / EBSERH / UFBA (2015­2017); Enfermeira Obstetra ­ CISAM / UPE (2015); Enfermeira do Trabalho ­ FACISA / CBPEX (2012); Graduada em Enfermagem ­ UFPB (2011). Mestranda do Programa de Pós­Graduação em Enfermagem da UFPB. Já atuou como Enfermeira no Programa de Saúde da Família ­ Prefeitura Municipal de Lucena (PB); na Maternidade Frei Damião, João Pessoa ­ PB. Tem experiência na área de Saúde da Mulher.

Leila de Cássia Tavares da Fonseca, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Professora efetiva do Departamento de Enfermagem Clínica (DENC) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Bacharel em Direito pela FESP Faculdades. Atuou como Responsável Técnica por mais de nove anos em hospitais públicos, tanto da rede municipal como estadual, participou de Comissões de Processos Éticos e como Presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba, Diretora de Distrito, Secretária de Saúde, Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso, Ministrante do Curso de Instrumentação Cirúrgica. Atuou como Tutora da Ouvidoria do SUS - Ministério da Saúde - Ensino à Distância EAD/UFPB, foi Coordenadora estadual da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil/ENSP/FIOCRUZ. Atualmente é docente da disciplina Enfermagem Cirúrgica no DENC/CCS/UFPB onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, membro e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética - NEPB da Universidade Federal da Paraíba, Doutora do Programa de Pós-Graduaçcão em Enfermagem da UFPB e Membro da Comissão de Ética Pública da Reitoria/ufpb.

 

Bruno César Fernandes Borges, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduado em Licenciatura em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba; Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões - UFPB; Licenciatura em Língua Francesa - Universidade Federal da Paraíba; Bacharelando em Direito - Universidade Confessional Católica: Centro Universitário de João Pessoa - UNJPÊ.

Jéssica Yasmine Lacerda Nóbrega

Enfermeira. Graduada em Enfermagem FIP (2013). Mestre do Programa de Pós­Graduação em Sistemas Agroindustriais da UFCG.

Herbert Nóbrega Ventura, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE

Bacharel em Ciência da Computação e Engenharia Civil - Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE. Pós-graduação em Estruturas de concreto e fundações-INBEC. Mesntrando do Programa de Pós-graduação em Estruturas e Construção Civil - PPGECiv.

Maria Leosimar Leite Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Assistente Social - Universsidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gerontologia - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Publicado

2018-10-04

Como Citar

1.
Ventura HN, Tavares da Fonseca L de C, Borges BCF, Nóbrega JYL, Ventura HN, Nóbrega MLL. The health of elderly people bearing Alzheimer’s disease: an integrative review / Saúde do idoso com doença de Alzheimer: revisão integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2018 [citado 18º de abril de 2024];10(4):941-4. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6273

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics