Assessment of woman’s sexual function during pregnancy / Avaliação da função sexual da mulher no período gestacional

Main Article Content

Marina Cortez Pereira Bonelli
http://orcid.org/0000-0003-1011-8865
Christianne Alves Pereira Calheiros
http://orcid.org/0000-0002-7469-6034
Denismar Alves Nogueira
http://orcid.org/0000-0003-2285-8764
Fábio de Souza Terra
Eliana Peres Rocha Carvalho Leite
http://orcid.org/0000-0002-4506-8899

Resumo

Objetivo: avaliar a função sexual da mulher no período gestacional. Método: estudo quantitativo, descritivo-analítico e transversal realizado em unidades de saúde da atenção primária com 161 gestantes. Utilizaram-se dois instrumentos: um de identificação das participantes e o Quociente Sexual-Versão Feminina. Os dados foram analisados usando o Software estatístico SPSS 17.0. Resultados: verificou-se que 77,6% das gestantes apresentaram idade entre 18 a 30 anos e serem solteiras. A maioria delas considerou ter um relacionamento sexual com o parceiro entre bom a excelente e ainda um desempenho satisfatório nas relações sexuais. Constatou-se que 19% das gestantes estavam com o domínio Preliminares prejudicado. Conclusão: a maioria das gestantes apresentou um desempenho sexual satisfatório, entretanto, alguns resultados apontaram para níveis de bom a ruim. Assim, faz-se necessário que o profissional da saúde, atue em consonância com ações e intervenções que visem à prevenção, promoção e reabilitação da saúde sexual no âmbito da gravidez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Bonelli MCP, Calheiros CAP, Nogueira DA, Terra F de S, Leite EPRC. Assessment of woman’s sexual function during pregnancy / Avaliação da função sexual da mulher no período gestacional. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 4º de outubro de 2018 [citado 24º de janeiro de 2022];10(4):1091-7. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6329
Seção
Research
Biografia do Autor

Marina Cortez Pereira Bonelli, Mestrado pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG. Doutoranda pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Mestra em Enfermagem pela UNIFAL-MG (2015). Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG (2011).. Especialista em Formação Pedagógica para Profissionais da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2014). Pós-graduação Lato senso na modalidade Residência pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - UNIFAL-MG (2012). Participou do Programa de Educação Tutorial da Secretaria de Ensino Superior - SESu (2009-2010), desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atuação em pesquisa na área de saúde da mulher, atenção primária e saúde publica, desenvolvendo pesquisas, atividades de extensão e participação em congressos, jornadas e outros eventos científicos.

Christianne Alves Pereira Calheiros, Professora adjunto da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (1995), Especialização em Enfermagem Obstétrica e Educação em Enfermagem pela UFMG e Mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo EERP-USP(2004). Professora adjunto da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG da área de Enfermagem em Saúde da Mulher. Doutora em Ciências da Saúde, com ênfase em Obstetrícia e Educação pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP - USP

Denismar Alves Nogueira, Professor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) lotado no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) lecionando na graduação e na pós-graduação em Estatística Aplicada e Biometria desta instituição

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2001) e mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2004) e Doutorando também em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2008). Atualmente é - Professor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) lotado no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) lecionando na graduação e na pós-graduação em Estatística Aplicada e Biometria desta instituição. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: Inferência Bayesiana, Estatística Espacial, Estatística Experimental, Melhoramento Genético, Epidemiologia, Séries Temporais.

Fábio de Souza Terra, Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no curso de Graduação em Enfermagem, na Pós-graduação, Mestrado em Enfermagem e nos Programas de Residências.

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (2004), bolsista de Iniciação Científica do Programa de Educação Tutorial (PET/SESu - Enfermagem) pela Universidade Federal de Alfenas (2002 - 2004). Doutor em Ciências, Área Enfermagem Fundamental, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) (2011). Mestre em Saúde pela Universidade José do Rosário Vellano (2007). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no curso de Graduação em Enfermagem, na Pós-graduação, Mestrado em Enfermagem e nos Programas de Residências. Membro de Grupos de Pesquisa na UNIFAL-MG e EERP/USP. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, Enfermagem Saúde Ambiental, Saúde Pública, Saúde do Trabalhador, Qualidade de Vida, Ansiedade, Depressão, Autoestima, Estresse e Epidemiologia.

Eliana Peres Rocha Carvalho Leite, Professora adjunto IV da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (1988). Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP. Mestre em Educação pela Universidade José do Rosário Vellano (1997). Doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP/USP. Atualmente é professora adjunto IV da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)