Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem

Main Article Content

Alexsandra Martins da Silva
http://orcid.org/0000-0003-1310-6376
Kátia Lilian Sedrez Celich
Tatiana Gaffuri da Silva
Silvia Silva De Souza
Julia Valéria Vargas Bittencourt
Kátia Cilene Godinho Bertoncello

Resumo

Objetivo: Desvelar a percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem do componente curricular de Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem e os subsídios para a atuação profissional. Método: Estudo com abordagem qualitativa, norteada pelo Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire. Resultados: Realizado com três egressas do curso de enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul que trabalham no município de Chapecó, SC. O Círculo de Cultura, nos quais percorreram-se as etapas do Itinerário de pesquisa, resultou três quadros: Importância da transversalidade da gestão no curso de enfermagem; Diálogo entre academia e o serviço; Auto percepção do preparo para o desempenho profissional. Considerações finais: As enfermeiras desvelaram que o ensino da gestão, durante a graduação apresenta fragilidades para o desenvolvimento da prática profissional e sugerem que o tema seja transversal durante o processo de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
da Silva AM, Celich KLS, da Silva TG, De Souza SS, Bittencourt JVV, Godinho Bertoncello KC. Nurses’ perception towards the teaching-learning process of Nursing management / Percepção de enfermeiras quanto ao ensino e aprendizagem da gestão em Enfermagem. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 4º de outubro de 2018 [citado 17º de janeiro de 2022];10(4):1098-102. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6336
Seção
Research
Biografia do Autor

Alexsandra Martins da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira graduada pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC. Atualmente Mestranda na linha de pesquisa: Cuidado em Saúde e Enfermagem nas Situações Agudas e Crônicas de Saúde, pelo Programa de Pós-graduação em enfermagem da UFSC. Durante a graduação participou de dois grupos de pesquisas sendo eles: Estudos Biológicos e Clínicos em Patologias Humanas, sob a linha de pesquisa Estresse Oxidativo, Sistema Purinérgico e Patologias Humanas; Grupo de estudos e pesquisa em gestão, cuidado e educação em saúde e enfermagem (GEPEGECE). Desenvolveu atividade de Iniciação Científica (IC) de 2013 á 2016, sendo bolsita em 2014 pelo Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica da UFFS (PRO-ICT/UFFS), e em 2015/2016 pelo Programa de iniciação cientifica CNPq. Bolsista de extensão em 2013 e voluntária em projeto de extensão aprovado pela CAPES de 2014/2016.

Kátia Cilene Godinho Bertoncello, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora, professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem PEN/UFSC.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)