MUSIC IN DAILY CARE: A THERAPEUTIC RESOURCE FOR NURSING

Autores

  • Gunnar Glauco De Cunto Taets UFRJ
  • Lia Rejane Mendes Barcellos CBM

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i3.%25p

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Música, Musicoterapia

Resumo

Objetivo: fazer um diagnóstico do estado da arte da utilização da Musicoterapia por profissionais da Enfermagem, destacando-se uma discussão sobre a forma como a música é utilizada na prática de cuidar e sobre a nomenclatura utilizada.

Métodos: Cada um dos autores se responsabilizou por coletar dados e fazer uma revisão sistemática de duas séries de estudos de musicoterapia e enfermagem. Todo o material coletado foi analisado segundo uma abordagem qualitativa, à luz do referencial metodológico da Análise de Conteúdo.

Resultados: Os resultados encontrados referem-se à utilização da música pela Enfermagem em diversas áreas do cuidado tais como no processo de cuidar de clientes com Síndrome Neurológica decorrentes da AIDS e como facilitadora na relação Enfermeiro-cliente em sofrimento psíquico, entre outras.

Conclusão: concluímos que a música pode ser utilizada no cotidiano de cuidar da enfermagem considerando que, assim como o cuidado, ela valoriza a construção de subjetividades inerentes ao afeto e à criatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gunnar Glauco De Cunto Taets, UFRJ

Professor Substituto do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública da EEAN / UFRJ 

Aluno Especial do Doutorado em Enfermagem da EEAN / UFRJ 

Mestre em Enfermagem EEAP / UNIRIO

MBA em Pedagogia e Psicopedagogia Empresarial ESAB

Especialista em Estomaterapia FENF / UERJ 

Aluno da Pós-Graduação em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música - CBM

Bacharel em Enfermagem UNESA

Lia Rejane Mendes Barcellos, CBM

Doutora em Música pela UNIRIO. Mestre em Musicologia (CBM). Bacharel em Piano. Bacharel em Musicoterapia (CBM). Professor Titular dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Musicoterapia do (CBM). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Musicoterapia (CBM). Voices - Editora da América do Sul. Musicoterapeuta clínica atuando na área de Doenças Renais Crônicas.

Downloads

Publicado

2010-07-21

Como Citar

1.
Taets GGDC, Barcellos LRM. MUSIC IN DAILY CARE: A THERAPEUTIC RESOURCE FOR NURSING. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21º de julho de 2010 [citado 29º de março de 2024];2(3). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/639

Edição

Seção

Revião

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics