KNOWLEDGE CONSTRUCTION SPACES AND EVALUATION IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE

Autores

  • Verônica Santos Albuquerque Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO
  • Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da Silva Centro Universitário Serra dos Órgãos
  • Suzelaine Tanji Centro Universitário Serra dos Órgãos
  • Carlos Otávio Fiúza Moreira Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i3.%25p

Palavras-chave:

Enfermagem, currículo integrado, avaliação formativa.

Resumo

O presente artigo se propõe a apresentar e refletir sobre os espaços de construção do conhecimento e os processos avaliativos que surgiram na nova conformação curricular do Curso de Enfermagem do UNIFESO. Os espaços de construção do conhecimento são atividades, estratégias e cenários que se constituem em oportunidades de aprendizagem para estudantes e professores e incluem as sessões tutoriais, o estudo autodirigido, as conferências, as instrutorias nos laboratórios das ciências básicas e no laboratório de habilidades, além das atividades de integração ensino-trabalho-cidadania. Frente essa proposta pedagógica diferenciada, se implantou estratégias baseadas na avaliação formativa, como o portfólio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Santos Albuquerque, Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP-FIOCRUZ). Professora titular dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da Silva, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN-UFRJ). Professora assistente dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

Suzelaine Tanji, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora adjunta dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

Carlos Otávio Fiúza Moreira, Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ)

Licenciado e Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Mestre e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professor e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP-FIOCRUZ).

Publicado

2010-07-21

Como Citar

1.
Albuquerque VS, da Silva CM dos SLMD, Tanji S, Moreira COF. KNOWLEDGE CONSTRUCTION SPACES AND EVALUATION IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21º de julho de 2010 [citado 29º de março de 2024];2(3). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/648

Edição

Seção

Experience Report

Plum Analytics