Motivações para mudança nas ações dos profissionais de enfermagem após exposição acidental a material biológico / Motivations for changing the actions of nursing professionals after accidental exposure to biological material

Autores

  • Érika Almeida Alves Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO.
  • Aline Ramos Velasco Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO.
  • Renata Silva Hanzelmann Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.
  • Stéfanie Gimenez Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.
  • Juliane Ferreira Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Joanir Pereira Passos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.534-541

Palavras-chave:

Enfermagem. Exposição a agentes biológicos. Saúde do Trabalhador

Resumo

Objetivos: Identificar motivações para mudança nas ações dos profissionais, após acidente ocupacional e discutir essas mudanças no processo de trabalho na perspectiva da saúde do trabalhador. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, com profissionais de enfermagem com histórico de acidentes de trabalho com exposição a materiais biológicos. Para análise dos dados utilizou-se a análise temático categorial. Resultados: A vivência do acidente de trabalho mostrou-se determinante para modificação de práticas profissionais, motivados por medos relacionado ao risco de infecção pós-exposição; entendimento do risco; orientação recebidas pós acidente; conhecimento quanto ao diagnóstico do paciente. Conclusão: As modificações relatadas pelos profissionais se mostraram repercussões positivas no processo de trabalho, porém, foram motivadas por sentimentos negativos experimentados após o acidente. Ficando clara a necessidade de orientação dos profissionais sobre promoção a saúde e prevenção dos acidentes de trabalho. Descritores: Enfermagem, Exposição a agentes biológicos, Saúde Trabalhador. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érika Almeida Alves Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Aline Ramos Velasco, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Renata Silva Hanzelmann, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Stéfanie Gimenez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Juliane Ferreira Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Joanir Pereira Passos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Enfermeira. Doutora en Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e em Enfermagem e Biociências da UNIRIO.

Publicado

2018-04-02

Como Citar

1.
Pereira Érika AA, Velasco AR, Hanzelmann RS, Gimenez S, Silva JF, Passos JP. Motivações para mudança nas ações dos profissionais de enfermagem após exposição acidental a material biológico / Motivations for changing the actions of nursing professionals after accidental exposure to biological material. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 18º de abril de 2024];10(2):534-41. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6566

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics