The Japanese Scalp Acupuncture as an Instrument for Non- Specific Pain Treatment in Health Professionals / A Craniopuntura Japonesa como Instrumento para o Tratamento da Dor não Específica em Profissionais de Saúde

Main Article Content

Raphael Neves Barreiros
Luana Borges Dutra
Roberto Carlos Lyra da Silva
Yonara Cristiane Ribeiro
Lidiane da Fonseca Moura Louro
Thiago Quinellato Louro

Resumo

Objetivo: Caracterizar a técnica de craniopuntura japonesa como instrumento para o tratamento da dor não específica em profissionais de saúde. Método: Estudo do tipo antes e depois. O cenário foi uma instituição pública de saúde, de assistência em nível primário. O processo de coleta dos dados ocorreu por um período de 4 semanas, totalizando 8 sessões. Foi utilizada a Escala Visual/verbal Numérica antes e após a sessão. Os dados foram analisados com auxílio do programa Bioestat 5.3. Resultados: Foi composto por 7 sujeitos, aproximadamente 41% do total dos profissionais da equipe que compõem o cenário do estudo. A técnica de craniopuntura japonesa auxiliou na redução da dor (p=0,009) em 100% dos participantes deste estudo. Conclusão: A craniopuntura japonesa foi eficaz em todas as sessões, na redução da dor não específica dos sujeitos do estudo.

Descritores: Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Terapias Complementares, Acupuntura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Barreiros RN, Dutra LB, Silva RCL da, Ribeiro YC, Louro L da FM, Louro TQ. The Japanese Scalp Acupuncture as an Instrument for Non- Specific Pain Treatment in Health Professionals / A Craniopuntura Japonesa como Instrumento para o Tratamento da Dor não Específica em Profissionais de Saúde. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 14º de fevereiro de 2020 [citado 20º de agosto de 2022];11(3):594-8. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6594
Seção
Research
Biografia do Autor

Raphael Neves Barreiros, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem - PPGENF/UNIRIO. Bolsista CAPES. Especialista em Acupuntura e Eletroacupuntura pela Academia Brasileira de Arte e Ciência Oriental.

Luana Borges Dutra, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Mestranda PPGENF/UNIRIO. Bolsista CAPES.Especialista em Acupuntura e Eletroacupuntura pela Academia Brasileira de Arte e Ciência Oriental.

Roberto Carlos Lyra da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Coordenador do Curso de Doutorado - PPGENFBIO/UNIRIO. Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

Yonara Cristiane Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutoranda do Curso de Pós-graduação em Enfermagem e Biociências – PPGENFBIO / UNIRIO. Docente do Departamento de Enfermagem – REN / UFF.

Lidiane da Fonseca Moura Louro, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Enfermeira. Doutoranda do Curso de Pós-graduação em Enfermagem e Biociências – PPGENFBIO / UNIRIO. Docente da Faculdade Cenecista de Rio das Ostras - FACRO.

Thiago Quinellato Louro, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro. Pós-doutorando PPGENF/UNIRIO. Bolsista PNPD CAPES. Doutor em Ciências - PPGENFBIO/UNIRIO. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Pesquisa e Experimentação para o Ensino e Cuidado em Enfermagem – L@PETECEnf / UFF. Docente do Departamento de Enfermagem – REN / UFF.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)