The Japanese Scalp Acupuncture as an Instrument for Non- Specific Pain Treatment in Health Professionals / A Craniopuntura Japonesa como Instrumento para o Tratamento da Dor não Específica em Profissionais de Saúde

Autores

  • Raphael Neves Barreiros Universidade Federal Fluminense
  • Luana Borges Dutra Universidade Federal Fluminense
  • Roberto Carlos Lyra da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Yonara Cristiane Ribeiro Universidade Federal Fluminense
  • Lidiane da Fonseca Moura Louro Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Thiago Quinellato Louro Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.594-598

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Terapias Complementares, Acupuntura.

Resumo

Objetivo: Caracterizar a técnica de craniopuntura japonesa como instrumento para o tratamento da dor não específica em profissionais de saúde. Método: Estudo do tipo antes e depois. O cenário foi uma instituição pública de saúde, de assistência em nível primário. O processo de coleta dos dados ocorreu por um período de 4 semanas, totalizando 8 sessões. Foi utilizada a Escala Visual/verbal Numérica antes e após a sessão. Os dados foram analisados com auxílio do programa Bioestat 5.3. Resultados: Foi composto por 7 sujeitos, aproximadamente 41% do total dos profissionais da equipe que compõem o cenário do estudo. A técnica de craniopuntura japonesa auxiliou na redução da dor (p=0,009) em 100% dos participantes deste estudo. Conclusão: A craniopuntura japonesa foi eficaz em todas as sessões, na redução da dor não específica dos sujeitos do estudo.

Descritores: Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Terapias Complementares, Acupuntura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Neves Barreiros, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem - PPGENF/UNIRIO. Bolsista CAPES. Especialista em Acupuntura e Eletroacupuntura pela Academia Brasileira de Arte e Ciência Oriental.

Luana Borges Dutra, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Mestranda PPGENF/UNIRIO. Bolsista CAPES.Especialista em Acupuntura e Eletroacupuntura pela Academia Brasileira de Arte e Ciência Oriental.

Roberto Carlos Lyra da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Coordenador do Curso de Doutorado - PPGENFBIO/UNIRIO. Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

Yonara Cristiane Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutoranda do Curso de Pós-graduação em Enfermagem e Biociências – PPGENFBIO / UNIRIO. Docente do Departamento de Enfermagem – REN / UFF.

Lidiane da Fonseca Moura Louro, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Enfermeira. Doutoranda do Curso de Pós-graduação em Enfermagem e Biociências – PPGENFBIO / UNIRIO. Docente da Faculdade Cenecista de Rio das Ostras - FACRO.

Thiago Quinellato Louro, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro. Pós-doutorando PPGENF/UNIRIO. Bolsista PNPD CAPES. Doutor em Ciências - PPGENFBIO/UNIRIO. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Pesquisa e Experimentação para o Ensino e Cuidado em Enfermagem – L@PETECEnf / UFF. Docente do Departamento de Enfermagem – REN / UFF.

Publicado

2020-02-14

Como Citar

1.
Barreiros RN, Dutra LB, Silva RCL da, Ribeiro YC, Louro L da FM, Louro TQ. The Japanese Scalp Acupuncture as an Instrument for Non- Specific Pain Treatment in Health Professionals / A Craniopuntura Japonesa como Instrumento para o Tratamento da Dor não Específica em Profissionais de Saúde. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de fevereiro de 2020 [citado 28º de março de 2024];11(3):594-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6594

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics